Crédito à habitação: Metade das famílias só acaba de pagar dívida depois dos 70 anos

Cerca de metade das famílias portuguesas só vai conseguir terminar de pagar o seu crédito à habitação já na idade da reforma.

Revista de Imprensa
Julho 15, 2020
8:42

Cerca de metade das famílias portuguesas só vai conseguir terminar de pagar o seu crédito à habitação já na idade da reforma, depois dos 70 anos, altura em que normalmente vivem com rendimentos mais baixos, avança o ‘Jornal de Notícias’ (JN) na edição desta quarta-feira.

Este cenário, que vai contribuir para um empobrecimento futuro da população, prende-se com o facto de os jovens cada vez terem menos possibilidades de recorrer ao crédito antes dos 30 anos, bem como com o alargamento dos prazos das hipotecas no nosso país.

O estudo «Habitação própria em Portugal», da responsabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian, vem assim antecipar esta condição «vulnerável» dos portugueses, tal como explica Romana Xerez, uma das autoras, citada pelo ‘JN’. «Mais de metade do montante em dívida será pago por pessoas com mais de 68 anos», afirma a responsável sublinhando que o nosso país apresenta um dos prazos mais longos de amortização do empréstimo.

Luís Lobo Xavier, responsável pelo projecto Justiça Intergeracional, onde o estudo se insere, considera que para esta situação contribui a «a baixa percentagem de Milennials (geração que nasceu entre 1982 e 2000) a adquirir casa com crédito antes dos 30 anos. Começam a ter condições para comprar habitação cada vez mais tarde», defende, citado pelo ‘JN’.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.