As novas directrizes globais de segurança, higiene e distanciamento social, impostas devido à pandemia da Covid, aumentam em duas horas os tempos de espera antes das partidas em alguns aeroportos. Quem o disse foi Angela Gittens, directora do ‘Airports Council International’, o órgão global da indústria aeroportuária, citado pela ‘Reuters’.
«Num aeroporto grande com baixo volume de passageiros, não é necessário muito tempo de espera para que as regras de higiene e distanciamento sejam cumpridas», disse a responsável, acrescentando que por outro lado, «num aeroporto menor e com grande afluência de pessoas, eu diria que o processo pode demorar até duas horas», afirmou citada pela ‘Reuters’.
Uma task-force liderada por uma agência de aviação das Nações Unidas publicou recentemente orientações para as companhias aéreas e aeroportos a fim de conseguir alcançar a melhor abordagem possível, para realizar viagens em segurança durante a pandemia da Covid-19.
A orientação, que foi adoptada pelo conselho da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) na segunda-feira, inclui o uso obrigatório de máscaras por parte dos passageiros e a distância social de pelo menos um metro, dentro dos aeroportos.
Especialistas em aviação disseram que um conjunto comum de práticas de segurança será fundamental para restaurar a confiança dos passageiros. «As directrizes têm de ser estabelecidas rapidamente», disse Alexandre de Juniac, director da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), durante uma videoconferência.
Por sua vez, Philippe Bertoux, representante da ICAO em França e que liderou a task-force, disse que os membros vão continuar a reunir-se e a sugerir alterações, consoante a evolução da epidemia. «Há um acompanhamento», disse o responsável acrescentando que «a orientação actual pode sofrer alterações».














