Covid-19: Novo surto na China com mais de 100 casos deixa OMS «preocupada»

A OMS mostra-se «preocupada» com a situação epidemiológica da China, onde se registou um novo surto na capital, com mais de 100 infecções. 

Simone Silva
Junho 15, 2020
17:29

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou esta segunda-feira o alerta para a possibilidade de ressurgimentos de novos casos da Covid-19, mostrando-se «preocupada» com a situação epidemiológica da China, onde se registou um novo surto na capital, com mais de 100 infecções.

Michael Ryan, director do programa de emergência da OMS, considera que o foco de contágio é «preocupante», considerando a hipótese de ser alargada a acção da organização em Pequim, para ajudar no combate ao vírus. «Todos devem estar preparados para a possibilidade de um eventual ressurgimento», afirmou esta segunda-feira na habitual conferência diária, em Genebra.

«É sempre preocupante. Mas o que queremos ver é uma resposta imediata. Os governos já conseguiram controlar surtos como este em outras zonas», disse Ryan.

Também a América do Sul enfrenta uma situação «preocupante», segundo a OMS. Ryan refere que o Brasil «não é o único epicentro do vírus», existindo também outros governos que registam um aumento de casos.

Tedros Ghebreyesus, director-geral da OMS, disse ainda na mesma ocasião que foram precisos dois meses para que o vírus afectasse as 100 primeiras pessoas. Contudo, actualmente, registam-se novos infectados todos os dias em todo o mundo.

«Em termos globais, já foram registados mais de 7,8 milhões de casos e mais de 430 mil mortes», disse o responsável. Segundo Tedros, «75% dos casos têm origem em dez países, a maioria deles no continente americano».

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.