Covid-19: EUA ultrapassam pela primeira vez a barreira dos 50 mil casos num único dia

O número de novos casos da Covid-19 nos Estados Unidos ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 50 mil, com 52.982 pessoas a testar positivo em apenas um dia.

Simone Silva
Julho 2, 2020
10:13

O número de novos casos da Covid-19 nos Estados Unidos ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 50 mil, esta quarta-feira, impulsionado por aumentos recordes em alguns dos estados mais populosos do país, incluindo Califórnia e Texas, avança o ‘Financial Times’.

O aumento do número de casos acentuou ainda mais as preocupações com a rapidez com que o vírus se está a espalhar nos principais focos de contágio dos Estados Unidos, a apenas dois dias do popular feriado do 4 de Julho.

Ao todo 52.982 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 no país, nas últimas 24 horas, segundo o ‘Covid Tracking Project’, o que faz ultrapassar o aumento recorde registado anteriormente, a 26 de Junho. Durante o mês de Junho, a taxa diária de infecção nos Estados Unidos aumentou 105%.

A Califórnia, que registou alguns dos primeiros casos de coronavírus nos EUA, escapou em grande parte da vaga inicial de infecção que afectou sobretudo estados como Nova Iorque. No entanto, essa tendência reverteu-se nas últimas semanas, depois de a região ter levantado algumas restrições.

O departamento de saúde do estado californiano registou 9.740 casos da doença desde terça-feira, elevando o número total de casos activos para quase 233 mil. O Texas registou 8.076 casos, ultrapassando o recorde estabelecido no dia anterior, o maior aumento num único dia desde meados de maio.

Os hospitais de algumas zonas do Texas ficaram sobrecarregados com o aumento repentino de casos. Mais de 6.900 pessoas encontram-se actualmente hospitalizadas. um recorde para o segundo estado mais populoso do país.

Também o estado do Arizona registou um aumento recorde de casos em apenas um dia, com 4.878 pessoas a testar positivo nas últimas 24 horas e 88 mortes, segundo o departamento de saúde do estado. Mike Pence, vice-presidente dos EUA, esteve na capital Phoenix na quarta-feira para discutir a situação com autoridades estaduais e locais.

Por sua vez, a Carolina do Norte registou um recorde de 1.843 casos nas últimas 24 horas. Na semana passada, o estado interrompeu a reabertura da economia e ordenou que os moradores usassem máscaras para ajudar a limitar a propagação do vírus.

Os casos estão também a aumentar em vários estados do Centro-Oeste, incluindo Illinois, Ohio, Michigan, Wisconsin, Minnesota e Kansas, segundo dados dos departamentos estaduais de saúde.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.