Cinco escolas de negócios portuguesas têm os Mestrados em Gestão entre os melhores do mundo pelo Financial Times

Há cinco escolas de negócios portuguesas com os Mestrados em Gestão distinguidos entre os melhores do mundo no ranking Masters in Management do Financial Times.

Fábio Carvalho da Silva e André Mendes
Setembro 8, 2025
0:01

Há cinco escolas de negócios portuguesas com os Mestrados em Gestão distinguidos entre os melhores do mundo no ranking Masters in Management do Financial Times.

Com cinco escolas listadas em 2025, Portugal destaca-se como um dos poucos países no mundo com elevada concentração de programas de excelência reconhecidos globalmente.

A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) é a primeira portuguesa a entrar neste ranking, ao posicionar o seu Mestrado Internacional em Gestão no 4.º lugar mundial.

É a melhor classificação de sempre do programa e representa uma subida de quatro lugares face ao ano anterior, colocando pela primeira vez uma escola portuguesa no grupo restrito das cinco melhores do mundo na área da gestão.

“Este resultado coloca um programa de gestão de uma escola portuguesa pela primeira vez entre as cinco melhores do mundo e confirma a Nova SBE num patamar de absoluta excelência internacional. Ter um dos nossos mais emblemáticos programas no top 5 mundial significa mais do que um reconhecimento: é a prova de que Portugal tem hoje uma Business School capaz de formar líderes globais com impacto real na sociedade”, afirma Pedro Oliveira, Diretor da Nova SBE.

O Mestrado em Gestão da Católica Lisbon School of Business and Economics (Católica-Lisbon) segue-se na 30.ª posição. Presente no ranking há 15 anos consecutivos, a CATÓLICA-LISBON mantém-se entre a elite internacional, destacando-se por uma taxa de empregabilidade de 95% nos três meses após a conclusão do curso.

Para Filipe Santos, Dean da Católica-Lisbon, “é uma honra ter o 30.º melhor Mestrado em Gestão do mundo e poder oferecer uma experiência académica de excelência como uma das melhores business schools do mundo. Com uma classe mais de 90% internacional oferecemos uma educação rigorosa e global, alinhada com os desafios de inovação e crescimento das empresas, dando também resposta aos desafios de sustentabilidade da sociedade”.~

Já o Mestrado em Gestão (MiM) da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) conquistou a 62.ª posição mundial. O programa volta a destacar-se como o melhor em Portugal no retorno do investimento académico, comprovando que os diplomados conseguem recuperar o valor aplicado na formação num curto espaço de tempo.

Óscar Afonso, Diretor da FEP, refere que “este reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pela nossa comunidade académica evidencia que transformamos o investimento académico dos nossos estudantes em progresso real, para as suas carreiras, para a sociedade e para um futuro sustentável.”

O MSc in Business Administration da Iscte Business School ocupa a 87.ª posição mundial, num ranking que avalia dimensões como empregabilidade, progressão de carreira, diversidade, internacionalização e ligação às empresas.

“Estar entre os 100 melhores mestrados em gestão do mundo é um sinal inequívoco da qualidade e impacto internacional da Iscte Business School”, afirma Maria João Cortinhal, Dean da Iscte Business School. “Este resultado nacional não é apenas um reconhecimento do nosso trabalho, mas também um contributo para posicionar Portugal como um destino de excelência na formação em gestão”, acrescentou.

Por fim, a Católica Porto Business School que entra pela primeira vez neste restrito grupo de escolas de negócios diretamente para o 95ºlugar, e passa a ter dois mestrados reconhecidos pelo Financial Times, juntando ao Mestrado em Gestão o Mestrado em Finanças, já presente no ranking Masters in Finance.

“A entrada no ranking do Financial Times é um reconhecimento do rigor académico e da forte ligação às empresas que caracterizam a Católica Porto Business School. É também um sinal de confiança no impacto que os nossos diplomados estão a ter nas suas carreiras, em Portugal e no mundo”, afirma João Pinto, Diretor da Católica Porto Business School.

O ranking Masters in Management do Financial Times avalia anualmente os 100 melhores mestrados de gestão do mundo, com base em 19 critérios, incluindo progressão de carreira, internacionalização, diversidade e sustentabilidade.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.