A China começa a regressar gradualmente à normalidade e os números do ministério da Cultura e do Turismo chinês apontam para isso mesmo, visto que, no primeiro fim de semana festivo de maio, levou, por dia, cerca de 23 milhões de pessoas a sair de casa para comemorar o primeiro feriado nacional depois da pandemia, registando-se filas intermináveis em parques temáticos e bilheteiras esgotadas.
Se somarmos os cinco dias do fim de semana prolongado, o mesmo número sobe substancialmente para 100 milhões de pessoas, que decidiram aproveitar a folga de cinco dias, para compensar todo o período que estiveram confinados.
Apesar deste número representar uma quebra para metade face ao ano anterior, é uma grande melhoria em relação a Fevereiro e Março, quando a maioria dos chineses foi obrigado a permanecer em casa devido à Covid-19. Mesmo relativamente há umas semanas, no início de Abril, registaram-se apenas 14 milhões de viagens (de carro) por dia.
A procura turística na China foi parcialmente reduzida devido à implementação de medidas restritivas de controlo, para conter a pandemia, que agora são aliviadas. Contudo, para já, estes dados remetem apenas para viagens internas, visto que as viagens internacionais continuam proibidas.













