Certificações internacionais reforçam compromisso do Montepio com a ética, transparência e conformidade

As ISO 37301 e ISO 37001 constituem um marco na trajetória do Montepio Associação Mutualista, reforçando o compromisso da Instituição em operar com responsabilidade.

Executive Digest
Dezembro 23, 2025
12:30

O Montepio Associação Mutualista obteve duas certificações internacionais de relevo — a ISO 37001, dedicada a sistemas de gestão anti-suborno, e a ISO 37301, focada em compliance. Estas distinções, atribuídas pela AENOR, confirmam o alinhamento da instituição com padrões globais de gestão e reforçam o compromisso com práticas éticas, transparentes e responsáveis.

As certificações incidem sobre áreas como prevenção e deteção de corrupção, reforço do governo interno e cumprimento de requisitos legais e regulatórios. Para a empresa, representam um reconhecimento externo da robustez dos seus processos e da maturidade do seu sistema de gestão, reforçando a confiança dos associados e demais stakeholders.

Rui Heitor, administrador da instituição, sublinha que a integração destes padrões “robustece o papel da Associação enquanto entidade de referência”, referindo que este é um passo determinante para reforçar a confiança dos associados e da sociedade. Também o presidente do Grupo Montepio, Virgílio Boavista Lima, realçou a importância destas certificações pois “a Associação é uma organização centenária, que vive da confiança depositada por centenas de milhares de pessoas. Sabemos que, ao longo de uma trajetória tão longa, podem surgir períodos que não desejamos. Por isso, as certificações em conformidade e anticorrupção assumem uma importância muito particular: representam responsabilidade, credibilidade e respeito pelo esforço de tantas famílias que aqui confiam as suas poupanças.”

Da parte da AENOR, a diretora Lina Sá Pinto destacou o empenho do Montepio Associação Mutualista no cumprimento de normas exigentes, sublinhando que estas certificações são voluntárias e refletem uma preocupação genuína com ética e transparência. Acrescentou ainda que a instituição já evidenciava uma cultura de integridade consolidada, sendo agora reforçada e formalizada através destes sistemas de gestão.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.