CEO português escolhido para liderar operações de grupo angolano na Europa e América do Norte

A TelCables Europe, subsidiária do grupo angolano Angola Cables, anunciou o início das suas operações na Europa com a escolha de Lisboa como base estratégica. Samuel Carvalho foi nomeado CEO para os mercados da Europa e América do Norte.

André Manuel Mendes
Outubro 20, 2025
12:38

A TelCables Europe, subsidiária do grupo angolano Angola Cables, anunciou o início das suas operações na Europa com a escolha de Lisboa como base estratégica. Samuel Carvalho foi nomeado CEO para os mercados da Europa e América do Norte.

“Somos um dos operadores internacionais com maior longevidade, com presença em data centers em Lisboa, Londres e Marselha, detendo uma rede de cabos submarinos com 80.000 km de extensão a nível mundial – alguns a atracar em Lisboa – e com capacidade de conectividade por via submarina para o Brasil e Estados Unidos da América”, afirmou Samuel Carvalho, CEO da TelCables Europe.

Com uma oferta integrada de conectividade internacional, soluções cloud e serviços de data center, a TelCables Europe pretende transformar Portugal num hub digital entre Europa, África e América. A empresa estima gerar um volume de negócios de cerca de 15 milhões de euros, valorizando a presença digital portuguesa na Europa e no mundo.

“Através do nosso anel atlântico de cabos submarinos, que inclui os sistemas SACS, MONET, WACS e EllaLink, oferecemos soluções de conectividade internacional eficientes e de baixa latência, garantindo maior flexibilidade e resiliência, não só aos operadores nacionais e internacionais – que já confiam na TelCables para contratar capacidade de Internet para os continentes africano e americano – mas também para  as empresas que dependem de links eficientes de conectividade direta e segura, para acesso a clouds e pontos de Internet globais”, acrescentou Samuel Carvalho.

A TelCables Europe posiciona-se como um operador neutro, fornecendo conectividade escalável e de baixa latência a mais de 1.000 data centers e 400 serviços de cloud em todo o mundo. Com PoPs estratégicos em Lisboa, Sines, Londres e Marselha, a empresa assegura acesso direto aos principais mercados da Europa, África, América do Norte, América do Sul e Ásia.

Atualmente, a empresa é o 24º operador de Internet do mundo, liderando a conectividade de língua portuguesa e representando cerca de 1% do tráfego global.

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.