Católica Porto Business School e KPMG debatem o impacto da Inteligência Artificial Generativa nas profissões do futuro

A Católica Porto Business School, a Faculdade de Direito da Escola do Porto e a KPMG organizam, no próximo dia 16 de setembro, o seminário “Moldar o Futuro: O Impacto da GenAI na Próxima Geração de Profissionais”.

Fábio Carvalho da Silva e André Mendes
Setembro 4, 2025
10:56

A Católica Porto Business School, a Faculdade de Direito da Escola do Porto e a KPMG organizam, no próximo dia 16 de setembro, o seminário “Moldar o Futuro: O Impacto da GenAI na Próxima Geração de Profissionais”.

O evento terá lugar na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, a partir das 9h00, e contará com a participação de Christian Stender, Global Head of AI for Tax & Legal da KPMG Internacional.

O seminário pretende explorar como a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) está a transformar o mundo profissional, impactando organizações, redefinindo competências e simplificando processos. Os participantes terão oportunidade de refletir sobre as mudanças que a GenAI traz a áreas como o Direito e a Fiscalidade.

“Este seminário é uma oportunidade para refletir sobre como a tecnologia pode impactar áreas tão estruturantes como o Direito e a Fiscalidade. É essencial que os futuros juristas compreendam os desafios e as oportunidades trazidos pela GenAI,” sublinha Manuel Fontaine, diretor da Faculdade de Direito da Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Para João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, “a Inteligência Artificial Generativa está a transformar profundamente o modo como trabalhamos e exigirá, de todos os profissionais, novas competências. Por este motivo, é fundamental que as universidades preparem os seus estudantes para esta realidade em rápida evolução.”

Já Luís Magalhães, Head of Tax da KPMG Portugal, destaca que “a GenAI está a transformar a missão e os processos da função fiscal (tanto os nossos como os dos clientes), reforçando a gestão e o rigor das tarefas de compliance mas, sobretudo, potenciando a proatividade e foco em funções e tarefas de valor acrescentado. A KPMG está na linha da frente desta transformação e quer partilhar esse conhecimento com a próxima geração de consultores e com os nossos clientes.”

O encontro contará ainda com intervenções de Manuel Fontaine, João Pinto e Luís Magalhães, seguido de uma sessão interativa de perguntas e respostas com a audiência, promovendo o debate sobre um dos temas mais relevantes da atualidade.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.