The Lisbon MBA Católica|NOVA: Liderança com propósito

Em entrevista à Executive Digest, Maria José Amich, Executive Director, The Lisbon MBA Católica|Nova, explica os principais desafios da instituição para a formação dos líderes do futuro.

O The Lisbon MBA tem como missão formar Principled Global Leaders. Como é que uma formação com uma abordagem holística prepara os futuros líderes?
A abordagem holística do nosso ensino nos programas de MBA é um dos pilares do The Lisbon MBA Católica|Nova. O desenvolvimento dos líderes do futuro passa por incutir valores de integridade, diversidade, inclusão, meritocracia e sustentabilidade, entre outros, que os levem a gerir as organizações com impacto positivo no negócio, mas também nas pessoas, nas comunidades e sociedades onde se inserem.
Resiliência, adaptabilidade, flexibilidade, capacidade de influência e persuasão, a par do desenvolvimento de um pensamento crítico, estratégico e inovador na resolução de problemas complexos, é essencial para o sucesso dos nossos alunos como futuros líderes.
Por isso, no The Lisbon MBA, a missão de formar Principled Global Leaders exige rigor académico e inovação constante do curriculum e estrutura dos programas, integrando tendências de vanguarda na gestão do negócio, como inteligência artificial e robótica, para a transformação digital num contexto global cada vez mais competitivo e complexo.
No The Lisbon MBA, colocamos uma grande ênfase no desenvolvimento de competências de liderança. Numa jornada que se inicia no autoconhecimento do aluno, dos seus comportamentos e atitudes, que lhe irão levar à escolha do seu estilo de liderança, evoluindo para o desenvolvimento de competências que irão permitir descobrir a melhor versão de si próprio, para motivar, inspirar e mobilizar equipas de alta performance. Para esta componente dos programas, temos vindo a desenvolver parcerias com organizações como a Marinha Portuguesa, McKinsey, Sonae e Amrop, entre outros, que trazem a sua experiência e conhecimento na gestão de liderança para dentro das aulas. Adicionalmente, os alunos beneficiam de sessões de coaching individual e em grupo, assim como mentoring por parte de alumni em posições senior nas empresas.
Destacamos ainda a parceria com a LBC Innovative Transformation, com quem implementamos o Leadership Challenge, no final do programa International MBA, em que o aluno vencedor ganha a possibilidade de participar numa semana de formação em temas ligados à inovação em Silicon Valley, na Califórnia.

O Action Learning é um dos componentes fundamentais do The Lisbon MBA. De que forma poderá melhorar a experiência dos formandos?
Como referido, os nossos programas distinguem-se por vários fatores, uma experiência global, uma abordagem holística com foco no “action learning”, e uma forte ligação com o tecido empresarial, nacional e internacional. Esta proximidade à realidade do negócio tem permitido a adequação da nossa oferta, apresentando um programa diferenciador na medida em que responde às exigências específicas das organizações.
Reforçámos transversalmente em todas as disciplinas o foco em tecnologia e em ESG (Environment, Social & Governance). Exemplo disso são cadeiras obrigatórias e optativas como: Business Ethics and Sustainability; Corporate Governance; Data-driven Decision Making & Business Analytics; Artificial Intelligence Impact on Business; Creating Shared Value; Innovate Models for Ethical and Socially Responsible Business, entre outros. Desenvolvemos projetos de consultadoria ligados a temas relacionados com ESG, e um exemplo é o projeto desenvolvido com os nossos alunos para a GALP, na área dos combustíveis de baixo carbono no mercado brasileiro. Este projeto foi realizado no âmbito do International Consulting Lab, em parceria com a escola de negócios Insper, em São Paulo.
Acreditamos que o The Lisbon MBA Católica|Nova possibilita a aquisição das competências críticas e essenciais para que os gestores formados nos nossos programas possam levar as empresas a outro patamar de ambição de crescimento sustentável.
Por último, de salientar que um MBA é um passo de uma vida de “long life learning” para a qual contribui de forma significativa estar inserido numa comunidade de alunos e alumni de MBA que procuram a entre ajuda através da partilha de conhecimentos e experiências e na progressão da carreira profissional.

Que tipo de experiência internacional podem beneficiar?
Os programas de MBA do The Lisbon MBA Católica|Nova integram uma combinação de fatores que tornam a sua oferta única e distintiva. O The Lisbon MBA nasce da colaboração entre três escolas de negócio de grande renome e prestígio, a CATÓLICA- -LISBON e a NOVA SBE, que se posicionam no “top” da Europa, e o MIT SLOAN School of Management, nos Estados Unidos, cujo MBA está entre os TOP 10 do mundo. Esta conjugação permite aos alunos viver o MBA em duas cidades, Lisboa e Boston, reconhecidas globalmente como “hubs” de empreendedorismo, dinâmicas e abertas ao mundo.
Ambos os programas do The Lisbon MBA, o International (full-time) MBA e o Executive MBA (part-time), oferecem uma experiência imersiva no MIT Sloan, com cursos nos quais o MIT é pioneiro a nível mundial, como o curso “Disciplined Entrepreneurship” com o Prof. Bill Aulet, várias vezes premiado como o melhor professor nos Estados Unidos nesta área, e “New Digital Business Models” e “Technological Innovation for Disruptive Strategies”, entre outros. Além do MIT, os alunos podem completar a componente internacional do seu MBA com programas de intercâmbio em MBAs presentes nos cinco continentes e com os quais temos parcerias. Esta vertente global também se evidencia no corpo docente, mais de 40% dos professores que lecionam o MBA, em Portugal, são de procedência internacional, e as turmas têm vindo a ter cada ano uma maior proporção de alunos internacionais, 60% no International MBA e 20% no Executive MBA.
Temos também vindo a reforçar as nossas parcerias a nível internacional. Além da nossa colaboração de longa data com o MIT SLOAN, referida anteriormente, temos desenvolvido protocolos com MBAs de grande prestígio como o de St Gallen na Suíça, e Esade em Espanha, que vieram reforçar os programas actuais de intercâmbio com outros MBAs como os das Universidades de Coppead e Dom Cabral no Brasil, San Diego nos Estados Unidos, Cape Town na África do Sul e McQuarie na Austrália.
Os programas do The Lisbon MBA são os únicos em Portugal a estarem presentes nos rankings do Financial Times, que todos os anos escolhe os 100 melhores MBAs do mundo. No último Global MBA ranking de 2023 do Financial Times, o The Lisbon MBA está no TOP 25 na Europa e é 2º a nível mundial em international course experience, reflectindo esta forte componente internacional que proporcionamos os nossos alunos.
Pertencemos também ao grupo restrito de menos de 1% das escolas de negócio que possui a Triple Crown Accreditation, AMBA, AACSB e EQUIS, que representa a maior garantia de excelência de um programa MBA.

Quais os principais desafios que as empresas vos apresentam?
Num contexto de mudança contínua, a par das tensões geopolíticas globais que têm vindo a trazer um novo foco na gestão de risco das empresas, torna-se ainda mais evidente a necessidade do investimento contínuo por parte das empresas, na formação e qualificação dos seus quadros.
Esta necessidade de enriquecer e desenvolver conhecimentos acentuou-se com a pandemia, que levou as empresas a apostar no upskilling e reskilling dos seus quadros, em temas ligados à disrupção tecnológica no modelo de negócio, mas também na capacitação de aprender a lidar com o imprevisto, reforçando a resiliência, e a capacidade de desenvolver uma liderança distribuída que promova a agilidade das equipas para uma adaptação constante do negócio ao contexto altamente volátil e incerto.
A aposta na formação, através de um MBA, pode significar uma vantagem considerável em termos de competitividade e diferenciação no mercado de trabalho. Com um índice de empregabilidade superior a 90% (3 meses depois da conclusão do programa) e com um crescimento médio do salário bruto de 72% 3 anos depois, o The Lisbon MBA é uma forte aposta para quem pretende continuar a progredir, com propósito, na sua carreira profissional.

Em relação à internacionalização, o número de formandos de outros países tem vindo a crescer?
Temos registado de forma continuada um grande interesse por parte de candidatos internacionais, que procuram cada vez mais os nossos programas de MBA, tendo o programa Internacional MBA, programa full-time, em média, cerca de 60% de alunos estrangeiros e uma representatividade elevada de várias nacionalidades, nomeadamente alunos de 16 países diferentes, onde cerca de 40% são mulheres, e pela diversidade de setores e perfis académicos.
O programa é uma espécie de microcosmo que reúne e agrega uma diversidade de culturas, géneros e experiências educativas e profissionais, que adicionam valor à experiência do MBA, que é partilhada e ampliada pelos pares.
Esta procura continuada por parte de alunos internacionais é indicadora da qualidade dos nossos programas de MBA e resultado de uma estratégia acertada da nossa oferta única de valor.
É ainda de salientar que adicionalmente à nossa oferta de MBA temos também o fator diferenciador da diversidade de campus, no centro de Lisboa (CATÓLICA-LISBON) e em Carcavelos, com vista para o oceano (Nova SBE) que permite aos alunos, tanto portugueses, como internacionais, viver a experiência do MBA numa das capitais da Europa mais empreendedoras e dinâmicas, além de segura e cosmopolita.

Como é que os alunos e ex-alunos podem evoluir profissionalmente após a conclusão do programa?
Mais do que um grau académico, o The Lisbon MBA é um salto direto para as mais altas esferas da vida profissional e exemplo da educação ao mais alto nível, em Portugal. Além de ser reconhecido como um dos melhores MBA do mundo e o único em Portugal presente nos rankings do Financial Times, foi classificado como o 21.º melhor MBA a nível europeu na progressão profissional dos seus alunos e o 17º melhor nos serviços de carreiras. O The Lisbon MBA distingue-se por oferecer um serviço personalizado de carreiras aos seus alunos e pela dinâmica comunidade de alumni (antigos alunos), a trabalhar no mundo inteiro em posições de liderança, que promove serviços de mentoria. O nosso serviço de carreiras apoia cada aluno, em particular, na identificação dos seus objetivos profissionais e no desenho de uma estratégia e plano de ação para desenvolver uma carreira com propósito.
Neste sentido são providenciadas múltiplas iniciativas, desde workshops de carreiras, à realização regular de “The Lisbon MBA Talks with CEOs, with C-level executives & Sector Panels”, em que os convidados, além de partilharem a sua experiência na liderança de topo das organizações, partilham o seu conhecimento sectorial, tendências, desafios e oportunidades nas suas áreas de atividade.
Em termos de eventos de networking, os alunos que frequentam o The Lisbon MBA, são também alunos da CATÓLICA-LISBON e da Nova SBE, assim são regularmente convidados para os eventos organizados por estas escolas. Uma vez que finalizam os programas, passam a fazer parte não só das comunidades de alumni do The Lisbon MBA, da CATÓLICA-LISBON e da Nova SBE, mas também do nosso parceiro: MIT Sloan, como Affiliate Alumni, tendo a oportunidade de se conectar com outros alumni, assim como participar em eventos organizados por esta prestigiante escola de negócios nos Estados Unidos da América.
Todos estes fatores contribuem para que o avanço na carreira dos nossos alunos seja um facto, conseguindo uma clara progressão profissional.
O The Lisbon MBA Católica|Nova tem disponíveis as bolsas “Women in Business Award”, que são dirigidas a mulheres com um percurso excecional, candidatas a ambos os programas de MBA – Executive e International full-time e que têm através da bolsa uma fonte adicional de apoio ao seu investimento.
O apoio através das bolsas Women in Business Award pode ir até 40% do custo das propinas. A decisão do montante a comparticipar depende das várias componentes da candidatura, com grande foco no talento e trajetória da candidata e a progressão de carreira. Estas bolsas, que pretendem incentivar as mulheres na sua educação avançada na área da gestão, são mais um passo na aposta do The Lisbon MBA na diversidade no mundo corporativo, uma clara vantagem competitiva na performance dos negócios. O The Lisbon MBA atribui ainda bolsa de Mérito, para candidatos com um percurso académico e profissional de excelência e a bolsa The Lisbon MBA, esta última mais abrangente, que tem como principal critério a diversidade dos candidatos. Promove ainda a bolsa Entrepreneurship destinada a candidatos que contribuam com a sua experiência de pioneirismo empresarial e fomentem o ecossistema empreendedor do The Lisbon MBA, assim como a bolsa Social Impact para candidatos com um percurso notável em organizações sem fins lucrativos ou governamentais e que contribuíram para melhorar e resolver questões sociais ou ambientais através do seu envolvimento profissional e pessoal.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-graduações & Formação de Executivos”, publicado na edição de Maio (n.º 206) da Executive Digest.

Ler Mais





Comentários
Loading...