A Decunify dedica-se a ajudar os clientes a melhorarem o desempenho das suas empresas com soluções tecnologicamente avançadas. José Manuel Oliveira, CEO da empresa, revela a oferta global da organização, desde a engenharia à gestão e implementação de projectos, nas áreas de Data Center, Infra-estrutura Digital, Colaboração, Áudio e Vídeo.
Quais as vantagens da nova solução da Decunify ligada aos textbots e voicebots?
Textbots e voicebots são sistemas inteligentes com o objectivo principal de simplificar tarefas. Há cada vez mais empresas a utilizar os serviços digitais activados por texto e voz, tratando-se de um mercado com grande potencial de crescimento em Portugal. Estas ferramentas estão a melhorar a autonomia tecnológica das organizações, incorporando novas formas de interacção, continuamente disponíveis e que oferecem uma resposta imediata, proporcionando assim uma maior satisfação por parte do cliente. Podem ser usadas em diversas áreas: banca, saúde, serviços e hotelaria, entre outros.
A desmaterialização de processos tem vindo a ganhar cada vez mais importância. Quais os desafios que existem e as oportunidades que estão a emergir?
A desmaterialização é uma tendência no mundo empresarial e tem como principais objectivos agilizar os processos e oferecer poupanças operacionais. A existência de grandes volumes de informação potencia a perda de documentos, aumenta a dificuldade em aceder à informação e dificulta o controlo dos fluxos de informação. As empresas que tenham como objectivo aumentar a produtividade e reduzir custos podem encontrar na desmaterialização de processos um importante aliado para a optimização do negócio.
IaaS é ou será uma nova realidade?
O IaaS aumenta e reduz de forma rápida, consoante a procura, e permite pagar apenas o que se utiliza, ajudando as empresas a evitar os custos e a complexidade da aquisição dos seus próprios servidores físicos e de outras infraestruturas, tais como switching, wi-fi e segurança. Permite ainda, a externalização da gestão de toda a sua infra-estrutura, estando essa responsabilidade no prestador de serviço. Esta vai ser uma realidade a médio prazo, e já nos estamos a preparar para disponibilizarmos estes serviços através da criação de um NOC/SOC, além dos modelos de negócio, para podermos endereçar o mercado.
Como vê a aceleração da Transformação Digital no último ano?
O recurso ao digital tornou-se indispensável para assegurar a eficiência da grande maioria dos negócios e a adaptação das organizações a este novo cenário é imperativa para a sua sobrevivência, no mercado global. A transformação digital é um processo transversal que impacta todos os departamentos de uma empresa, o que requer estratégia, novos processos, infra-estrutura, software, serviços, implementação, formação e suporte contínuo.
Que objectivos têem para este ano?
Consideramos que inovação e crescimento é uma atitude essencial para que uma empresa sobreviva no mercado, por isso, o nosso foco está em entender as necessidades dos clientes e oferecer-lhes cada vez mais produtos e serviços inovadores e com elevado nível de qualidade, que os fidelize de forma efectiva.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Executive IT”, publicado na edição de Maio (n.º 182) da Executive Digest.














