O Credibom foi considerado uma das marcas com melhor índice de reputação no sector Financial Consumer Credit, de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, divulgado pela consultora OnStrategy. «O Banco Credibom ser reconhecido como uma das marcas com melhor índice de reputação no sector Financial Consumer Credit, é uma conquista que nos traz um grande orgulho e confirma o sucesso de todo o trabalho que a equipa tem realizado ao longo dos últimos anos, reafirmando o nosso empenho em garantir transparência e simplicidade nos produtos e serviços que disponibilizamos a todos os clientes. O Credibom é uma marca focada em manter uma relação de proximidade com os seus clientes e parceiros, por isso, receber este reconhecimento de Relevância e Reputação Emocional por parte dos mesmos tem muito significado para nós. Mostra-nos que estamos no caminho certo e reafirma o nosso empenho em sermos identificados com um banco que responde de forma eficaz e responsável às necessidades dos clientes, garantindo sempre uma forte componente humana e de proximidade ao longo de todos os processos», afirma Gilbert Ranoux, CEO do Credibom, em entrevista à Executive Digest.
O Credibom tem conseguido manter esta relação duradoura e de confiança com os portugueses ao longo dos anos através dos valores que estão no ADN desde sempre e que são a chave para esta relação. «A transparência, a confiança, a proximidade e a inovação têm sido elementos chave para conseguirmos ter uma relação duradoura e de confiança com os consumidores portugueses», acrescenta.
Num estudo desenvolvido pela IPSOS e nas avaliações dos Prémios Cinco Estrelas, o Credibom foi considerado marca recomendada pelos portugueses pelo 4.º ano consecutivo, não só pela flexibilidade e diversidade nos prazos e condições de pagamentos, mas também devido aos processos simplificados e pouco burocráticos e à clareza e transparência nas taxas e informação. O que demonstra bastante bem aquilo pelo qual os clientes e parceiros valorizam e reforça os eixos nos quais estão focados.
Paralelamente, esta relação de confiança é trabalhada através de um eixo estratégico muito importante para o Credibom e para o Crédit Agricóle, Grupo ao qual o Credibom pertence, e que diz respeito à mobilidade. Consolidar a liderança no financiamento automóvel, bem como na eficiência e sustentabilidade ambiental, têm sido eixos prioritários para o Credibom ao longo dos últimos anos. Foi nesse sentido que, há cerca de quatro anos, reconhecendo a importância de um tecido empresarial saudável, decidiu investir na criação de um marketplace que desse resposta a estas ambições – o PiscaPisca.pt.
Neste contexto, e com o objectivo de investir ainda mais nesta relação de confiança que tem com clientes e parceiros, criou um modelo de certificação por parte de entidades especializadas como a Dekra e a MForce que permite que os consumidores tenham acesso a um relatório detalhado e técnico sobre o estado do automóvel, que valida (ou não) todas as características mencionadas pelo vendedor.
Também estabeleceu uma parceria com a DECO PROTESTE, proporcionando uma linha telefónica exclusiva para esclarecer dúvidas dos compradores no momento da compra e venda de veículos usados no PiscaPisca.pt. Mais tarde, esta plataforma evoluiu com a criação de um novo ecossistema: o Pisca Green, uma inovação que procura ajudar o consumidor na transição energética, contribuindo para alcançar as metas ambientais e a descarbonização da mobilidade. Além de veículos eléctricos, os clientes podem encontrar aqui um hub de conteúdos que esclarece dúvidas sobre estas temáticas, como seja o custo/benefício da potência do carregador doméstico. Tudo isto com o objectivo de ajudar as pessoas a tomarem decisões informadas com base em conteúdos de confiança.
«Mantendo uma abordagem centrada na transparência e na oferta de soluções adaptadas às necessidades individuais de cada cliente, fortalecemos ainda mais a nossa posição como um parceiro confiável. Este compromisso contínuo com a transparência e inovação é essencial para a fidelização dos nossos clientes e para construir relações duradouras», sublinha Gilbert Ranoux.
PROPÓSITO
O propósito fundamental da marca é conquistar a preferência de clientes e parceiros através da simplicidade e da alegria de trabalhar com a Credibom. «Para isso, no dia-a-dia, regemo-nos por valores como a transparência, a confiança, a proximidade e a inovação. Tentamos que todos eles tenham igual importância no nosso trabalho e na forma como chegamos ao consumidor e aos nossos parceiros. Damos muito valor às relações que construímos ao longo do tempo e, portanto, a forma como gerimos o nosso negócio tem sempre por base esta proximidade e a consciência de que entregar um bom serviço/ produto é tão importante como garantir que ouvimos as pessoas, contribuímos para resolver os seus desafios, ajudamos a simplificar processos e garantimos processos humanizados e próximos. Procuramos não apenas responder às expectativas, mas também superá-las, proporcionando uma experiência que seja eficiente, mas também gratificante. Acreditamos que a simplicidade e a alegria são elementos-chave para construir relacionamentos duradouros e satisfatórios, e é esse compromisso que nos guia diariamente», refere.
A realidade é que para existir este reconhecimento externo, o trabalho de reputação tem de começar de dentro, junto de quem constrói a marca: os colaboradores. «Somos uma empresa com uma forte componente humana que procura envolver os colaboradores em várias iniciativas e projectos que reforcem a cultura interna, que garantam o seu bem-estar e que ajudem a garantir que todos caminhamos para um objectivo comum. Exemplo disso é o nosso programa “Happiness” através do qual actuamos em áreas como a retenção de talento, a motivação e a implementação de estudos internos para aferir a felicidade e as necessidades dos colaboradores e actuar de acordo as mesmas. Além disso, temos disponível um serviço de apoio psicológico gratuito, disponível 24 horas por dia, com a cooperação de psicólogos clínicos e ao qual qualquer colaborador pode recorrer ao longo de todo o ano. Reconhecemos a importância da saúde mental e trabalhamos activamente para desmistificar este tema, promovendo um ambiente de trabalho seguro onde todos se sintam à vontade para abordá-lo. Estas iniciativas são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho positivo e produtivo, que se traduz em relações mais sólidas com os nossos consumidores», explica Gilbert Ranoux.
Os principais desafios para manter este elevado índice de reputação junto dos portugueses incluem a necessidade de se adaptarem continuamente às expectativas e exigências de um mercado em constante evolução. Isso envolve garantir que os serviços e comunicações estão alinhados com o que os consumidores esperam, tendo, muitas vezes, de equilibrar as diferenças entre as gerações mais novas, que procuram respostas e agilidade no online, versus as gerações mais velhas que mantêm a procura por um contacto humanizado e próximo.
«Além disso, enfrentamos o desafio de manter a coerência e consistência na nossa abordagem, assegurando que os nossos valores fundamentais, como transparência, confiança e segurança, permeiem todas as nossas vertentes de actuação e ponto de contacto com stakeholders. Acreditamos que ao permanecermos fiéis ao nosso ADN e mantendo-nos firmes nos nossos valores, seremos capazes de superar esses desafios e continuar a construir uma reputação sólida junto dos portugueses», conclui Gilbert Ranoux.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 215) da Executive Digest.














