Continente: Levar Portugal ao resto do mundo
No dia 10 de Dezembro de 1985 foi inaugurado o primeiro hipermercado em Portugal – o Continente de Matosinhos. Era conhecido por Gigantão Baratão e durante algum tempo recebeu excursões de pessoas de outros pontos do país. A entrada dos clientes era controlada por um apito que ordenava o fecho das portas. O objectivo era que os portugueses encontrassem no mesmo local, todos os produtos para o dia-a-dia, com os melhores preços. E é uma premissa completamente actual nos dias de hoje.
Os portugueses tinham a possibilidade de comprar os produtos para o dia-a-dia no mesmo espaço, com cerca de oito mil metros quadrados. Cerca de 15 mil pessoas visitavam diariamente a loja, gastando uma média de 10 contos (50 euros). Logo no primeiro dia, o sucesso da loja foi garantido, tendo sido necessário encerrar portas por alguns períodos para possibilitar a reposição dos produtos. «O Continente de Matosinhos, o primeiro hipermercado em Portugal, revolucionou o mercado e os hábitos de consumo de todos os portugueses. Há vários marcos e momentos de destaque na história do Continente, mas há valores que têm acompanhado a marca desde sempre, nomeadamente o foco no cliente – com a melhor oferta aos preços mais baixos – e preocupação com o desenvolvimento sustentável, do negócio, da marca, das comunidades e da sociedade em geral», explica fonte oficial da Sonae MC à Executive Digest. Desde a abertura do Continente de Matosinhos, o primeiro hipermercado em Portugal, já abriram vários hipermercados, supermercados (Continente Modelo) e lojas de proximidade (Continente Bom Dia) totalizando, passados 35 anos, mais de 300 lojas.
HISTÓRIA
Uma empresa com história caracteriza- se por manter, sempre, uma relação de transparência, de comunicação e de proximidade com os seus clientes, colaboradores, fornecedores e restantes parceiros. Tem sido sempre objectivo do Continente estar cada vez mais próximo das famílias portuguesas e, assim, alcançar a sua confiança – um atributo que tem sido a base do relacionamento que a marca tem estabelecido com a população portuguesa há mais de 35 anos. «Mantemos com os nossos clientes, colaboradores, fornecedores e restantes parceiros uma relação de transparência, de comunicação e de proximidade. É a base para relações sustentáveis e com margem para crescer. O nosso objectivo é estar onde estão as famílias portuguesas e antecipar as necessidades dos consumidores, dando a melhor resposta possível. Preocupamo-nos em promover a conveniência, a facilidade e comodidade de compra junto dos nossos clientes, disponibilizando uma gama com milhares de produtos, que inclui, naturalmente, os produtos Continente que têm vindo a conquistar e integrar, com cada vez maior penetração, os carrinhos de compras», sublinha fonte oficial.
O Continente trabalha a relação com o cliente em vários níveis: antes da compra, durante, após e até em momentos que não estão ligados com a compra – e apostam cada vez mais nisso. Fazem questão de aproveitar vários momentos em que a marca surge de forma natural e é transparente sobre o que representa. É aí que conseguem a verdadeira identificação, porque os portugueses percebem que a sua actuação vai muito para lá do que se vê nas lojas.
«Como marca portuguesa que somos, temos privilegiado ao longo dos anos as relações com os parceiros nacionais, bem comos os produtos e sabores do nosso país. A Marca Própria do Continente é uma peça central da nossa proposta de valor e temos feito um grande investimento para oferecer produtos que se distinguem pela inovação e qualidade, sempre aos preços mais baixos», acrescenta a mesma fonte oficial.
Enquanto marca própria líder do retalho alimentar, o Continente assume a responsabilidade de oferecer uma gama alargada de produtos mais saudáveis, de optimizar continuamente a composição nutricional dos seus produtos, e de promover escolhas alimentares conscientes através da transparência na rotulagem.
TENDÊNCIAS
O Continente tem muito orgulho em ser uma marca nacional, em estreita colaboração com produtores e outros parceiros portugueses – desde entidades governamentais, passando por outras empresas privadas até à academia e investigação –, e de poder levar Portugal ao resto do mundo, principalmente através do trabalho que tem feito em termos de inovação, sendo reconhecido internacionalmente em diversas áreas como nas práticas de e-commerce ou na mais recente loja inaugurada – o Continente Labs.
Para acompanhar a evolução das tendências de consumo e exigências dos clientes, o Continente tem investido em diversas áreas de negócio: produtos inovadores e de elevada qualidade aos preços mais baixos, na eco-eficiência e sustentabilidade ambiental, na inovação e transformação digital dos processos e serviços, na produção nacional através do Clube de Produtores, na actuação de responsabilidade social junto das comunidades através da Missão Continente e muitos outros.
«Estamos sempre atentos às necessidades dos que nos rodeiam – sejam clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros – de forma a dar a melhor resposta possível, mas também comprometidos com a inovação, em apresentar soluções e produtos nunca antes vistos que possam revolucionar a experiência do consumidor no retalho alimentar», refere a mesma fonte oficial.
O Continente diferencia-se da concorrência através de valores como a inovação, o compromisso e a orientação para o cliente. «Acreditamos que é aquilo que fazemos, além da simples ida à loja (física ou online), que tem solidificado a confiança que existe entre o Continente e os clientes. Fazemos questão de aproveitar vários momentos em que a marca surge de forma natural e é transparente sobre o que representa. É aí que conseguimos a verdadeira identificação, porque os portugueses percebem que a nossa actuação vai muito para lá do que se vê nas lojas», afirma a mesma fonte.
DESAFIOS
As tecnologias avançam de forma exponencial e o retalho terá que ter capacidade para o perceber e fazer essa transformação progressiva. O desafio da distribuição alimentar é fulcral e cada marca deve ter a capacidade de sentir qual a próxima necessidade dos consumidores e dar-lhe respostas rapidamente. É muito importante manter a comunicação com o público e estar presente na vida dos clientes, onde quer que eles se encontrem, qualquer que seja o momento que atravessam e as necessidades que tenham.
«No Continente queremos continuar a corresponder e a superar as expectativas dos nossos clientes, continuar a estar ao lado deles, apresentando a maior variedade de produtos, de forma conveniente, com qualidade, inovação, e sempre ao melhor preço. Queremos continuar a agradecer a confiança depositada ao longo de mais de três décadas, promovendo estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis, actuando na redução do desperdício alimentar e sensibilizado para o consumo consciente», conclui fonte oficial da Sonae MC.
MOMENTOS HISTÓRICOS
- 1985: Abertura do 1.º Continente de Matosinhos – Gigantão Baratão;
- 1992: Lançamento dos primeiros produtos de marca própria;
- 2001: Lançamento do Continente Online,
- 2003: Continente eleito pela 1.ª vez Marca de Confiança; Lançamento da Missão Sorriso;
- 2007: Lançamento do Cartão Continente;
- 2009: Campanha “Eu Conto com o Continente”; Plataforma Chef Online; 1.º Mega Pic-Nic Continente;
- 2012: Euro 2012 – Parceria Continente e Federação Portuguesa de Futebol;
- 2016: 1.º Grande Inquérito sobre Sustentabilidade em Portugal da Missão Continente;
- 2020: Campanha solidária “Todos Por Todos” – a maior recolha de bens alimentares de sempre em Portugal;
- 2021: Abertura da loja Continente Labs.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas com História”, publicado na edição de Dezembro (n.º 189) da Executive Digest.