O ano de 2020 está a ter características muito ímpares e desafiantes a par de uma resposta positiva e resiliente das empresas e das frotas. A pandemia COVID-19 tem tido um impacto significativo no comportamento do mercado, mas as empresas não se deixaram levar simplesmente pelos acontecimentos e adoptaram estratégias de resposta de adaptação que têm permitido manter o negócio dos cartões de frota com indicadores robustos, ainda que inferiores ao ano de 2019. «Depois de uma primeira fase do ano muito positiva e em que já estávamos com crescimentos de 5% versus 2019, a partir de Março houve uma forte desaceleração que só depois de Maio se inverteu e tem vindo a melhorar mês a mês. A BP tem vindo a acompanhar este ciclo com atenção e temos sido capazes de recuperar o volume de negócio de frotas praticamente aos níveis de 2019. Muito positivo, e que a muito se deve à combinação do esforço da equipa da BP com a robustez e confiança que os nossos clientes depositam na oferta de cartões e serviços do cartão BP. Sabemos que o último trimestre do ano vai ser muito desafiante para toda a economia e o negócio de frotas não estará imune aos efeitos que se esperam por força da pandemia. Continuamos muito atentos e a trabalhar junto dos nossos clientes para poder responder e ultrapassar com a estratégia que definimos para este período, aquelas que forem as circunstâncias que tivermos pela frente», explica Jorge Gonçalves, responsável pelo negócio de cartões em Portugal.
O negócio de frotas hoje é uma parte muito significativa do negócio da BP em toda a Europa e em Portugal tem o mesmo nível de afirmação. A utilização de cartões de frotas e dos serviços associados têm crescido nos últimos anos e a BP tem vindo a acompanhar esta dinâmica com uma oferta muito competitiva e de valor acrescentado para os seus parceiros. Por exemplo, em Portugal cresceu a rede de postos de abastecimento de 380 em 2016, para os 500 actuais, passando a assegurar uma forte cobertura nacional. Aliás, o negócio de frotas da BP em Portugal tem assistido a um crescimento sustentado e continuo nos últimos cinco anos, principalmente após a crise financeira e que permitiu colocar a BP em Portugal numa posição muito positiva no âmbito dos países onde opera que mais têm crescido o seu negócio de frotas.
«Os pontos de diferenciação com a concorrência podem ser de vária ordem e de acordo com o posicionamento e os clientes alvo que a BP tem no mercado. Mas destacaria a nossa oferta BP Tollbox por ter sido pioneira no mercado europeu e por oferecer aos nossos clientes um serviço integrado de combustíveis e portagens na Europa. Actualmente oferecemos perto de 20 mil postos de abastecimento e portagens em mais de oito países apenas com um identificador e com capacidades de telemática. Esta oferta integrada de serviços de frota está a ter uma procura crescente e estamos confiantes que a BP está na linha da frente da preferência dos clientes», acrescenta o responsável pelo negócio de cartões em Portugal.
Oferta integrada
A BP está claramente a reposicionar- -se neste mercado de frotas e a estratégia assenta na criação de uma oferta integrada de serviços de frota que terá como alvo a inovação de soluções de gestão de frota, através do desenvolvimento de ofertas para a electrificação do parque de veículos, soluções para a redução de emissões de carbono, a componente digital de serviços online e aplicações para gestores de frota e a segurança na estrada com uma rede de postos com cobertura nacional e internacional.
«A BP tollbox continua a crescer no nosso mercado e nesta fase estamos a lançar a nova geração de serviços através da oferta de telemática, que vem fortalecer a oferta e trazer mais benefícios para os nossos clientes que circulam na Europa. Estamos a incluir mais países aos mais de oito que já podem utilizar a BP tollbox e até final do ano contamos ter uma cobertura europeia muito alargada. Para os clientes são claras vantagens, porque apenas com um dispositivo, hoje podem circular praticamente em todas as principais rotas logísticas da Europa», sublinha o responsável.
O final de 2020 terá sem dúvida muitos desafios por força da pandemia COVID-19 e nos efeitos que pode ter na economia e no comportamento das frotas. De acordo com o responsável da BP, as empresas adaptaram-se às novas realidades muito rapidamente e, portanto, estão com a expectativa que apesar das esperadas dificuldades, em conjunto serão capazes de manter uma resposta adequada aos desafios e assim assegurar uma relação forte e de confiança com os clientes. «Fazendo o paralelo com os meses anteriores, sem dúvida que temos de estar muito atentos e agir rapidamente para suster situações de maior risco. A quebra de consumos pode voltar a ter níveis elevados e ao mesmo tempo os níveis de risco de crédito podem voltar a aumentar e se assim for é necessário estar preparado para responder e trabalhar o mais perto possível dos clientes para encontrar soluções comuns», afirma.
Para o ano de 2021 os objectivos passam pelo crescimento em volumes e retorno no mercado português, redução dos níveis de “churn” dos clientes e pela aceleração da nova estratégia de posicionamento do negócio de frotas da BP com uma oferta de serviço de frotas integrado, que terá como elementos diferenciadores as ofertas Fuel&Charge para frotas mistas com veículos eléctricos, serviços de redução de emissões de carbono, nova plataforma e App de gestão de frotas, expansão da cobertura da BP tollbox e crescimento da rede de postos de abastecimento em Portugal. «O ano de 2021 será tanto ou mais desafiante que este ano, e para o qual tudo faremos para vencer!», conclui Jorge Gonçalves.














