BP: Compromisso com a transição energética e a sustentabilidade

Com a ambição de reduzir, drasticamente, as emissões de carbono, tanto nas suas operações como na produção através da criação de produtos, serviços e negócios de baixo carbono, a bp continua o seu caminho de se tornar numa empresa de energia diferente em 2030. A ambição da bp é tornar-se numa empresa com zero emissões líquidas de carbono, até 2050 ou antes, e ajudar o mundo a atingir o mesmo objetivo. A estratégia, por sua vez, é construída em torno de três áreas de foco de actividade e três fontes de diferenciação, que se concentram em investir nos mecanismos de crescimento de transição e, ao mesmo tempo, no sistema de energia actual, conforme reforça Bernard Looney, chief executive officer da bp: «seguindo essa estratégia, esperamos que a bp seja uma empresa de energia muito diferente até 2030».
Assente nestes pilares, a bp definiu vinte ambições para cada uma das suas áreas de foco, nomeadamente, dez para atingir a neutralidade carbónica e ajudar o mundo a alcançar o mesmo objectivo, cinco para melhorar a vida das pessoas e outras cinco para cuidar do Planeta.
Começando pelos objectivos da empresa para atingir a neutralidade carbónica até 2050 (ou antes), os três primeiros centram-se na operação, produção e vendas de produtos com zero emissões líquidas de carbono. O quarto objectivo refere-se à redução da intensidade do metano nas nossa operações. O quinto objectivo da marca visa aumentar a proporção do investimento que fazemos em novas energias. Os objetivos 3 e 5 estão intrinsecamente ligados, com os nossos investimentos de baixo carbono a impulsionarem a descarbonização dos nossos produtos energéticos. No objetivo 5 incluem-se as áreas de crescimento de transição da bp, como é o caso da ambição da marca, até 2030, de aumentar para mais de 100.000 o número de pontos de carregamento eléctrico em termos globais. Em Portugal, já existem 30 postos de abastecimento que disponibilizam carregadores eléctricos, e que estão localizados nos principais eixos rodoviários, numa parceria com a EDP Comercial. Adicionalmente, através do acordo estabelecido com a Iberdrola, para acelerar a infra-estrutura de carregamento de veículos eléctricos em Portugal e Espanha, a marca ambiciona, também, a instalação e a operação inicial de 1000 pontos de carregamento rápido até 2025 e até um total de 2000 pontos até 2030, em Portugal, com particular destaque para uma extensa cobertura do mercado nacional com uma rede de carregadores rápidos e ultra-rápidos nas zonas de maior conveniência.
Para além disso, a joint-venture Lightsource bp, na qual a bp detém 50% da participação, tem facilitado o crescimento da energia solar no país, tendo já anunciado projectos solares de grande escala que visam acrescentar mais de 1,35GW de energia renovável com baixo teor de carbono à matriz energética nacional, num investimento que irá decorrer ao longo dos próximos seis anos.
Para ajudar o mundo a atingir a neutralidade carbónica, a bp definiu mais 5 objetivos: defender políticas que apoiem a neutralidade carbónica, incentizar os colaboradores na redução de emissões, alinhar associações, ser um líder pela transparência na forma como reportamos os nosso progresso em relação aos nossos objetivos e apoiar o desenvolvimento de cidades limpas, através do fornecimento de soluções de energia integradas de baixo carbono.
Voltando às ambições da marca, agora, nas que foram criadas para melhorar a vida das pessoas, a décima primeira centra-se no desenvolvimento de energia limpa para beneficiar mais de 36 milhões de pessoas. Até 2030, a bp pretende desenvolver a capacidade de geração renovável de 50 GW – ampla o suficiente para atender às necessidades energéticas de 36 milhões de pessoas. O décimo segundo objectivo diz respeito a apoiar uma transição energética justa que promova os direitos humanos e a educação. É de salientar que a bp apoia o acordo de Paris, que reconhece a importância de uma transição justa – que permita empregos de qualidade e apoie os meios de subsistência das comunidades locais. Ainda neste sentido, no objectivo treze, a empresa procura ajudar mais de um milhão de pessoas a construir modos de vida mais sustentáveis e resilientes, através de investimento social em iniciativas com impactos práticos, como é o do programa de formação e empregabilidade PLAY, que actua junto da Associação CAIS, cujo foco é o de melhorar as condições de vida de pessoas que vivem em contexto social e económico desfavorecido, contribuindo para a sua integração no mercado de trabalho. O objetivo 14 visa promover a diversidade, equidade e inclusão entre os nossos colaboradores. No objetivo 15 queremos melhorar a saúde e o bem-estar dos nossos funcionários, contratados e comunidades locais. De forma interna, temos mantido o nosso foco em serviços de apoio ao bem-estar e à saúde mental, incluindo programas de formação interna e um programa de Assistência ao Colaborado, e à sua família direta. Já na comunidade, é através do Center for Responsible Business and Leadership (Católica-Lisbon), que apoiamos o trabalho de investigação sobre o tema da saúde mental em Portugal e somos signatários do Pacto para a Saúde Mental no Local de Trabalho, contribuindo para aumentar a conscientização sobre o assunto.
Para cuidar do Planeta, surgem mais cinco ambições, a décima sexta tem como objetivo promover a biodiversidade, ou seja, causar um impacto positivo através das acções tomadas para restaurar, manter e melhorar a biodiversidade nas geografias onde operam, neste âmbito a bp tem em curso um projeto com a Lipor que inclui a replantação de arvoredo e reabilitação do Rio Leça, prevendo reflorestar uma área localizada nas margens deste Rio. O décimo sétimo ponto refere-se à importância da água e ao objectivo da empresa de reabastecer mais água do que é consumida nas suas operações. O antepenúltimo e penúltimo objectivos salientam a importância da utilização de soluções de proteção da natureza e no potenciar da economia circular, nomeadamente, na utilização de recursos de forma responsável, e no melhoramento da eficiência das operações. Alguns exemplos do que estamos a fazer em Portugal nestas áreas incluem, por exemplo, a bp, na sua rede de retalho está a construir novas lojas Pingo Doce & Go com equipamentos de frio com CO2 que oferece como vantagem menores emissões de gases com efeito de estufa em relação ao do R404A, gás mais utilizado na refrigeração. A par disto são já mais de 200 os postos de abastecimento bp a funcionar com energia verde, através da compra de certificados de garantia de origem, que garantem que a electricidade consumida provém de fontes renováveis. Quanto ao desperdício alimentar, as parcerias com a Too Good to Go e a Refood com vista a reduzir o desperdício resultante dos produtos vendidos nos postos de abastecimento bp e pela posterior doação a pessoas com necessidades, continua sobre rodas.
Vinte ambições, vinte objectivos que suportam a ambição da bp, de atingir a Neutralidade Carbónica até 2050 ou antes e de ajudar o mundo com o mesmo objetivo, bem como procuram contribuir para ajudar a melhorar a vida das Pessoas e cuidar do nosso Planeta.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Ecologia, Eficiência Energética e Energias Renováveis”, publicado na edição de Abril (n.º 205) da Executive Digest.






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