AESE Business School: Líderes preparados

Para atingir um cargo de liderança de topo, um programa de MBA pode ser o caminho mais óbvio para muitos gestores. Num mundo globalizado, os dirigentes tendem a apostar em formação executiva capaz de os preparar para serem líderes em contextos sociais, culturais, políticos e de negócios complexos e diversificados.

Não só a avaliação dos participantes no programa da AESE tem sido extremamente positiva, destacando o AESE Executive MBA como um programa de excelência, mas também a acreditação da AMBA – Association of MBA, recentemente renovada, e da European Foundation for Management Development (EFMD), conferem ao programa uma chancela de qualidade de nível internacional.

O que se pede aos líderes de hoje? Robustecer as suas skills e atingir um novo patamar de desempenho que lhes permita impulsionar a carreira é essencial. Por outro lado, necessitam de conhecer cada vez mais a fundo os mercado e sectores onde pretendem actuar, as suas dinâmicas e os desafios para novas oportunidades de acrescentarem valor. O AESE Executive MBA é frequentemente apresentado como um programa que “faz sair da zona de conforto e ambicionar outros desafios”, através de dois anos de aquisição de conhecimentos e competências, fortalecimento das bases proporcionadas pela experiência pessoal e dos colegas, alimentando o networking e a confiança nas suas capacidades.

O perfil da turma e o nível de maturidade dos participantes no AESE Executive MBA permitem discussões de alto nível. Criam-se laços muito fortes entre todos, também por força da metodologia virada para a acção. O Método do Caso implica uma análise profunda e a tomada de posição nas sessões, nas simulações e na construção de um business plan de um novo negócio. A experiência do mundo das empresas que os professores trazem também é sublinhada pelos antigos alunos. As visitas e as Leaders Talks permitem o acesso a outras aprendizagens por via da interacção com gestores de topo, dos mais diversos sectores e de distintas geografias. Pertencer a uma rede de mais de 9500 alumni AESE é muito valorizada pela qualidade dos perfis abarcados.

O coaching e o serviço de carreira na AESE ajudam os participantes do MBA a olhar para si para olhar pelos outros, através do desenvolvimento de três dimensões chave no gestor contemporâneo: o autoconhecimento, o desenho e a gestão da carreira, e o alargamento do network.

O AESE Executive MBA é ainda uma força motriz para o aperfeiçoamento de capacidades interculturais e de comunicação fundamentais a uma negociação eficaz, gestão das equipas e desenvolvimento de parcerias. O contacto com outras realidades não só alarga o network, como potencia os negócios. Tomar conhecimento de contextos internacionais diferentes inspira ideias inovadoras, abordagens disruptivas e aumenta a capacidade de adaptação às mudanças constantes e a resiliência face aos desafios.

Neste sentido, o AESE Executive MBA apresenta várias vantagens para os líderes numa perspectiva internacional. As duas semanas no estrangeiro (Nova Iorque e Tóquio) proporcionam experiências transformadoras. O contexto imersivo das aulas e das visitas a empresas locais, acompanhados pelos seus gestores, fazem da interacção entre alunos e professores uma oportunidade cada vez mais valorizada pelos próprios e pelas suas organizações.

Na medida em que a AESE pertence à rede internacional de 15 escolas de negócio do IESE, está exposta a uma rede em contínua evolução em que os valores, as metodologias de ensino, o saber e os docentes contribuem para um forte enriquecimento dos líderes, patente nos seus testemunhos.

» Agostinho Abrunhosa, director do AESE Executive MBA

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-graduações & Formação de Executivos”, publicado na edição de Setembro (n.º 222) da Executive Digest.

Ler Mais