AdvanceCare: Lado a lado com os parceiros
O Grupo AdvanceCare desenvolve a sua actividade na prestação e gestão de serviços clínicos e de prevenção na saúde, gere mais de 1 milhão de pessoas seguras e beneficiários, processando mais de 200 milhões de euros anuais em despesas de saúde. Há mais de 20 anos no mercado, a AdvanceCare tem uma estratégia de negócio B2B2C, ou seja, trabalha lado a lado com os seus parceiros, tanto com os clientes institucionais – seguradoras, subsistemas, empresas e outras entidades – bem como com os prestadores de cuidados de saúde.
«Esta estratégia baseia-se em valores como a simplicidade, a qualidade, a inovação, a proximidade e a comunidade que marcam a AdvanceCare, uma empresa que se quer cada vez mais clara e objectiva, orientada para a qualidade, atenta e aberta à mudança, próxima e envolvida nas questões dos outros. Uma empresa onde todos os colaboradores agem em comunidade, sempre com foco no cliente e nas suas necessidades», detalha Ester Leotte, directora de Marketing da AdvanceCare.
É a própria, juntamente com a sua equipa, que acredita que há ainda muito a fazer pela área da O O MUNDO E OS NEGÓCIOS NA SAÚDE ESPECIAL saúde e que a empresa terá um papel de destaque. «A gestão da saúde está cada vez mais nas mãos de cada um de nós, e gostaríamos de estar lado a lado com as pessoas para as ajudar a terem uma vida mais saudável. Por isso, criámos um sistema avançado de saúde que actua tanto na prevenção, como no tratamento e no acompanhamento da doença», reforça Ester Leotte.
O grupo tem crescido de forma consistente. Nos últimos dois anos, começou a trabalhar com oito novos clientes na área da Saúde e Avaliação de Risco e no último ano fechou três grandes contratos com empresas multinacionais na área da Segurança e Medicina no Trabalho. Um desempenho de resto que se reflecte directamente no incremento de 19% nas receitas, o que fez de 2018, o melhor ano de sempre da empresa também a nível de EBITDA e resultado líquido.
«Esperamos continuar a crescer nas receitas a dois dígitos este ano e temos como meta chegar aos 1,5 milhões de clientes finais. Estes crescimentos virão do desenvolvimento das relações com os clientes actuais, mas também pelo aumento e diversificação da carteira de clientes institucionais. Paralelamente, e de forma complementar, temos como objectivo continuar a trabalhar a marca de forma a aumentar os índices de notoriedade», acaba por desvendar.
“PENSAR A SAÚDE”
Actualmente, a AdvanceCare tem quatro principais linhas de negócio com ofertas distintas de serviços para o B2B: Gestão de Seguros e Planos de Saúde, Avaliação de Risco, Danos Corporais e Medicina e Segurança no Trabalho. «Todas as linhas de negócios visam um propósito maior, de prevenção e promoção de saúde,embora cada uma delas tenha orientações e stakeholders específicos», explica Ester Leotte.
Na Gestão de Seguros e Planos de Saúde, disponibiliza um sistema integrado de cuidados médicos e bem-estar, com uma oferta de produtos e serviços que cobre de forma modular as diferentes etapas da cadeia de valor, e uma rede de cerca de 50 mil locais de prestação de cuidados em Portugal e Espanha, que promovem uma forma de vida saudável em todos os estágios da vida, tanto na prevenção, como no tratamento e no acompanhamento da doença. Na linha de negócio associada à Avaliação de Risco, a AdvanceCare presta serviços de análise da situação clínica e avaliação do respectivo risco na subscrição, tanto no ramo Vida, como no ramo Não Vida/Saúde.
Os principais clientes desta linha de negócio são as seguradoras. Nos serviços relacionados com os Danos Corporais, gere sinistros com danos corporais para os ramos automóvel, acidentes pessoais, acidentes de trabalho e vida risco. Também nesta linha de negócio os principais clientes são as seguradoras. Em relação à Medicina e Segurança no Trabalho, disponibiliza, através da sua empresa Esumédica, serviços na área da Medicina e Segurança no Trabalho a várias empresas.
Já desde há alguns anos, a empresa tem tido a preocupação de diversificar os serviços dentro das suas quatro linhas de negócio. «É fundamental ter uma oferta completa e integrada na área da saúde, estando presente e “pensando saúde” desde a génese do produto até à gestão pós-venda. Nessa medida, estamos sempre atentos e à procura de melhorar e inovar o nosso portefólio de produtos e serviços», lembra.
Os principais investimentos têm sido efectuados no que denomina de ecossistema digital da Advance- Care, criando ferramentas e funcionalidades que melhoram a interactividade com os serviços, melhoram a usabilidade e que sejam relevantes para todos os intervenientes (incluindo a Rede de Prestadores). «No fundo o nosso objectivo é estar mais próximo do cliente, usando a tecnologia como uma ferramenta de proximidade. Por isso, estamos a investir em sistemas que nos ajudem a cumprir este objectivo. Até agora o balanço nesta tipologia de investimento tem sido muito positivo. Um bom exemplo disso é o reembolso online de despesas.
Os clientes valorizam a simplicidade de enviar a sua despesa tirando apenas uma fotografia com o seu telemóvel e os resultados estão à vista. Do volume de despesas de saúde que nos chegam, 70% já vem através do portal myAdvanceCare, totalmente via digital», partilha a directora de Marketing. Juntam-se a estes, os investimentos em novos produtos e serviços, como por exemplo o médico online, e ainda a aposta clara em conteúdos de Saúde, críticos à satisfação plena das necessidades dos clientes e à materialização da missão de cuidar das pessoas. Por fim, a um nível mais interno, existe também uma aposta na automatização e integração dos processos, procurando soluções que permitam melhorar os serviços, serem mais rápidos e ágeis, e com isso entregar mais valor aos clientes. Hoje mais do que nunca a marca assume diferenciar-se sobretudo pela aposta contínua na qualidade e inovação, mantendo total flexibilidade de adaptação às necessidades dos clientes institucionais.
«A nossa preocupação e compromisso com a qualidade está também presente no facto de termos sido a primeira entidade do sector da saúde a ser certificada numa ISO, há já 10 anos, através da ISO 9001 e, posteriormente, da ISO 10002, certificação que renovamos uma vez mais no final do ano passado», ressalva. Já a inovação é visível através do desenho de novos produtos e serviços (como é o caso do cartão digital), de novos modelos de negócio (como é o caso dos Planos de Saúde que lançamos nos últimos anos com diferentes parceiros) e das plataformas tecnológicas que potenciam a conveniência e proximidade junto dos clientes e parceiros que diariamente interagem com a AdvanceCare (tendo, por exemplo, recentemente recebido o prémio Navegantes XXI como reconhecimento da app e site myAdvanceCare).
Adicionalmente, aposta numa inovação contínua dos processos e formas de trabalhar para aumentar a eficácia e eficiência interna. Em 2018, foi definido como plano estratégico para o triénio 2018-20, denominado de Saúde 4.0, assente nas quatro linhas de negócio e em dois eixos de actuação: inovação e qualidade. «Assim, até ao final de 2020, as prioridades vão continuar a ser a diversificação e crescimento da carteira de clientes, através da aposta na qualidade dos serviços e da busca de soluções inovadoras e diferenciadoras. Tudo isto assente nas equipas que trabalham para sermos líderes na saúde.»