Britânica AtlasEdge inaugura o primeiro de três data centers em Oeiras

Num investimento total de 500 milhões de euros em três data centers no concelho de Oeiras com capacidade total de 30 MW.

Filipe Gil
Outubro 28, 2025
16:49

A AtlasEdge inaugurou, esta terça-feira, o data center LIS001 com previsão de entrada em serviço para o final de 2025. No evento de apresentação, o CEO da AtlasEdge, Tesh Durvasula, anunciou que a empresa assegurou um financiamento de 253 milhões de euros para os data centers LIS001  e LIS002 (que será construído em breve), que vão disponibilizar uma capacidade combinada de 21,1 MW.

O financiamento garantido (Senior Secured Term Bond) com maturidade de sete anos está dividido em duas tranches: a primeira de  63 milhões de euros para financiar a construção do LIS001; a segunda de 190 milhões de euros para financiar a construção do LIS002. O Banco Santander e o ING atuaram como bookrunners do  com a participação de credores adicionais nesta operação associada a critérios de sustentabilidade, na qual o ING atuou como Coordenador Único de Sustentabilidade.

Após a inauguração do LIS001, a AtlasEdge espera inaugurar o campus LIS002 em 2028. Em conjunto irão disponibilizar uma capacidade de 21,1 MW. Também anunciada a dos terrenos para a construção do campus LIS003, um terreno com 10.000 metros quadrados adjacente ao LIS002, que irá aumentar a capacidade total futura do campus para 30 MW.

“A inauguração de hoje [terça-feira], a adição do LIS002 e LIS003, e este financiamento verde demonstram o dinamismo que estamos a criar em toda a Península Ibérica – uma região com uma oportunidade significativa de crescimento. Este é um campus sustentável, estrategicamente localizado e um fator transformador para os clientes que operam no mercado português.”, indicou Tesh Durvasula, CEO da AtlasEdge.

Na inaguração do campus, o responsável referiu que Portugal é um mercado-chave para a AtlasEdge e faz parte de um plano estratégico que levará a empresa a investir mais de 500 milhões de euros no país nos próximos anos. Tendo para isso contribuído “o dinâmico ecossistema tecnológico de Lisboa, a sua localização estratégica e a abundância de energia renovável tornam-na uma localização privilegiada para a expansão da AtlasEdge”, explicou.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.