A Bosch anunciou hoje um investimento de 2 milhões de euros na sua unidade de HomeComfort em Aveiro, destinado à produção de um novo modelo integrado de bomba de calor, cuja produção arrancará em janeiro de 2026.
A nova bomba de calor, uma unidade interior com tanque integrado, amplia o portefólio de soluções elétricas da Bosch para climatização e água quente sanitária. A integração do tanque e da unidade hidráulica num único módulo simplifica a instalação no cliente final e aumenta a eficiência face às soluções tradicionais, em que os componentes são separados.
“Este investimento em Aveiro não só reforça a nossa capacidade de produção e inovação, como demonstra a confiança do grupo Bosch no talento das nossas equipas. Estamos a criar soluções mais eficientes e integradas, mantendo-nos na vanguarda da tecnologia de bombas de calor,” afirma Jónio Reis, administrador da Bosch em Aveiro.
O projeto contribui também para a criação de novos postos de trabalho, tanto na fábrica como noutras áreas, incluindo engenharia de produção e logística, refletindo o crescimento sustentado da unidade.
A unidade de Aveiro tem vindo a produzir unidades interiores e exteriores para as bombas de calor de ar e água Compress 5800i AW e Compress 6800i AW, equipamentos silenciosos que utilizam o refrigerante ecológico propano. Com a introdução da nova bomba de calor, Aveiro passa a produzir também equipamentos anteriormente fabricados na Alemanha e na Suécia, consolidando-se como um centro de competência global para o grupo.
O investimento integra-se ainda na estratégia da Bosch de desenvolvimento de soluções sustentáveis, contando com um laboratório de investigação e desenvolvimento em Aveiro, inaugurado no final do ano passado. Equipado com 14 câmaras climáticas, o laboratório permite testar os produtos em diferentes condições de temperatura e humidade, garantindo eficiência, performance e qualidade.
“Estes investimentos que resultam numa maior capacidade de produção, contribuem para aumentar a integração local, reforçar a autonomia industrial e consolidar o estatuto da unidade de Aveiro como polo de inovação e centro de competência global neste segmento estratégico para o grupo Bosch”, reforça Jónio Reis.














