A Bosch anunciou uma nova fase na sua pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologia quântica, estabelecendo a Bosch Quantum Sensing, uma joint venture com a Element Six, especialista mundial em soluções de diamantes sintéticos.
A joint venture, que é uma expansão da start-up interna criada pela Bosch em 2022, terá sede em Ludwigsburg, Alemanha, e será liderada pela Bosch, que ficará responsável pelas operações, com a Element Six a deter uma participação de 25%. A criação da nova empresa ainda está sujeita a aprovação oficial, e os detalhes financeiros não foram divulgados.
“Os sensores quânticos são uma tecnologia do futuro com um enorme potencial e vão provocar mudanças fundamentais em muitos sectores da nossa economia e melhorar a vida das pessoas. Ao criar esta nova empresa, estamos a sublinhar a importância estratégica desta tecnologia para a Bosch. Como líder em inovação nos sensores quânticos comerciais, iremos trabalhar com a Element Six para alargar ainda mais a nossa liderança tecnológica”, afirma Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.
A Bosch já investe há mais de dez anos em pesquisa quântica e prevê que os sensores quânticos, baseados em diamantes sintéticos, poderão desempenhar um papel crucial em várias áreas, incluindo a exploração de recursos naturais, navegação de aeronaves e tecnologia médica. Estima-se que, até metade da próxima década, o mercado global para aplicações médicas e de mobilidade possa alcançar milhões de euros anuais.
Katrin Kobe, CEO da Bosch Quantum Sensing, destacou que a parceria com a Element Six visa tornar os sensores quânticos mais económicos e escaláveis, possibilitando produções em grande escala e estabelecendo novos padrões de precisão.
A inovação dos sensores compactos já se reflete no protótipo mais recente da Bosch, que é o mais compacto da sua categoria, com o tamanho de um smartphone moderno. Estes sensores têm o potencial de complementar os sistemas de GPS convencionais e também oferecem aplicações inovadoras na área da saúde, como a medição da atividade cardíaca.
A longo prazo, o objetivo da Bosch Quantum Sensing é miniaturizar os sensores quânticos ao ponto de poderem ser integrados diretamente em chips, criando novas possibilidades para diversas indústrias e consolidando a liderança da empresa no futuro das tecnologias quânticas.














