BNP Paribas investe 1,5 milhões de euros para criar Fundação em Portugal

O BNP Paribas anunciou a criação da Fundação BNP Paribas Portugal, a 14.ª fundação do grupo a nível mundial, reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo da sociedade portuguesa.

André Manuel Mendes
Dezembro 15, 2025
10:41

O BNP Paribas anunciou a criação da Fundação BNP Paribas Portugal, a 14.ª fundação do grupo a nível mundial, reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo da sociedade portuguesa.

O lançamento ocorre no ano em que o banco assinala 40 anos de atividade em Portugal, país que é hoje uma das localizações estratégicas do grupo.

A nova fundação nasce com o objetivo de consolidar, sob uma visão única, toda a atividade filantrópica do BNP Paribas em Portugal, assumindo como lema “Dar poder aos que agem!”. A atuação assenta numa lógica de trabalho em rede e colaboração entre diferentes stakeholders, com vista à criação de impacto real e alterações sistémicas nas áreas em que intervém.

No ano de arranque, a Fundação BNP Paribas Portugal conta com um investimento de 1,5 milhões de euros, atribuído pela fundação-mãe no âmbito da Climate & Biodiversity Initiative. O montante financia dois projetos de investigação científica liderados a partir de Portugal, centrados no impacto das alterações climáticas no aquecimento dos oceanos e nas suas consequências para a biodiversidade marinha no Atlântico.

Entre os projetos apoiados está o OCEANPATH, que visa criar um corredor de migração marinha entre Cabo Verde e o Golfo da Guiné, recorrendo a tecnologias inovadoras para monitorizar espécies como tubarões-azuis, tubarões-mako e baleias. O segundo projeto, SHOW-IT, estuda os efeitos do aquecimento dos oceanos no desenvolvimento precoce do tubarão pata-roxa, contribuindo para a definição de novas áreas marinhas protegidas.

A Fundação BNP Paribas Portugal estrutura a sua atuação em três áreas estratégicas: Solidariedade, com foco na inclusão social através do emprego, especialmente junto de jovens, mulheres e migrantes em situação de vulnerabilidade; Ambiente e Biodiversidade, centrada na conservação e restauro do ecossistema marinho do Oceano Atlântico; e Cultura, promovendo o acesso à cultura e o apoio a artistas de grupos sub-representados.

“Apoiaremos projetos inovadores, desafiadores, devidamente fundamentados e capazes de produzir impacto mensurável nas suas áreas de trabalho. Por isso, estamos empenhados e convidaremos colaboradores, clientes, parceiros, universidades e outras organizações que se revejam na nossa visão: desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e sustentável, a se juntarem a nós no investimento de longo prazo nas áreas e beneficiários que identificamos como prioritários”, afirma Luciana Peres, Presidente da Fundação BNP Paribas Portugal.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.