XXXVIII BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Raul Neto, Randstad Portugal

A análise de Raul Neto, CEO da Randstad Portugal

Executive Digest
Novembro 6, 2024
11:25

A análise de Raul Neto, CEO da Randstad Portugal

Os resultados do 38º barómetro confirmam e dão eco ao sentimento dos diversos agentes económicos, em que o crescimento será baixo, a que não é alheia a excessiva carga fiscal para as empresas, daí que 86% dos inquiridos consideram existir espaço para a diminuição do IRC até 2027. Por outro lado, o peso do Estado na economia continua a ser uma preocupação, sendo natural que a reforma da Administração Pública e a sua eficiência sejam as prioridades identificadas como mais prementes.

O tema da aposta no aumento da competitividade para promover o crescimento aponta o aumento do investimento em automação e tecnologia, e a revisão de custos e aumento da eficiência operacional como os fatores fundamentais. Esta mesma conclusão está alinhada com a recomendação efetuada por Mário Draghi no seu relatório sobre o futuro da competitividade europeia, face ao menor crescimento da Europa comparativamente com outras economias mundiais, e que é semelhante à realidade do nosso país, não sendo por isso surpreendentes as perspectivas pouco otimistas do ex-presidente do Banco Central Europeu traçadas no seu relatório.

É importante lembrar que para investir em inovação e desenvolvimento é preciso também aumentar o financiamento, reduzir a excessiva burocratização, que apenas bloqueia e atrasa o progresso e o desenvolvimento da economia. Sem nunca esquecer da importância estratégica das pessoas nestes processos de transformação, sendo elas a garantia de sucesso seja em que contexto for.

Testemunho publicado na edição de Outubro (nº. 223) da Executive Digest, no âmbito da XXXVIII edição do seu Barómetro.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.