XXXVI BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Luís Mergulhão, Omnicom Media Group
A análise de Luís Mergulhão, Presidente e CEO da Omnicom Media Group
Talvez a mais importante constatação deste barómetro seja a de que 81% dos inquiridos apontam como expectativas de crescimento para o primeiro semestre deste ano (face ao período homólogo) valores iguais ou superiores a 10%. Talvez explique o foco na agilidade organizacional para manter uma competitividade forte, num quadro em que a produtividade e a carga fiscal têm forte destaque nas preocupações, neste último caso não sendo claro a qual dão maior relevância: se a que incide sobre os consumidores ou sobre a que incide sobre as empresas. O crescimento positivo esperado leva a que um número significativo de inquiridos coloque o desenvolvimento de novos produtos a par da captação de talentos e na manutenção das empresas na vanguarda da inovação como os maiores desafios que se colocam às empresas e aos que as lideram. Elemento importante também é o da necessidade expressa de estabilidade governativa. Não obstante a percepção da importância no futuro da IA, os responsáveis vêm no imediato a sua utilização mais no campo de geração de textos iniciais, imagens e código, e não tanto no plano de geração de modelos preditivos. Grande dinâmica dos empresários, sem esperar pela concretização do que almejam, embora também com “os pés bem assentes na terra”, como indica a manutenção dos valores orçamentados para a gestão de risco. Foco, lucidez e iniciativa, é a mais clara conclusão da atitude dos dirigentes.
Testemunho publicado na edição de Junho (nº. 219) da Executive Digest, no âmbito da XXXVI edição do seu Barómetro.