O ministro dos Minerais e Petróleo de Angola disse hoje que espera ver a mineira australiana BHP a voltar a investir no país, apontando que as reformas no setor fomentam o interesse dos investidores estrangeiros.
De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, Diamantino Azevedo afirmou que o Grupo BHP, a maior mineira australiana e uma das maiores do mundo, mostrou “forte interesse” em voltar a investir em Angola, quase 20 anos depois de ter abandonado as operações neste país lusófono africano.
Numa receção organizada por investidores australianos à margem da conferência Mining Indaba, na Cidade do Cabo, onde Angola se apresentou como um destino para investimentos minerais de longo prazo, o Governo elencou as reformas feitas pelo país, que servem para dar “maior certeza regulatória, transparência e alinhamento com os padrões internacionais de governança”.
O regresso da BHP marcaria um marco importante para o país, acrescentou, juntando-se a mineiras australianas como a Rio Tinto e a Tyranna Resources, que já operam em Angola devido à confiança dos investidores no potencial do país e nas suas recentes reformas.
No final de 2008, a BHP saiu da sua ‘joint venture’ com a Petra Diamonds, em Alto Cuilo, pouco depois de um acidente de helicóptero ter matado cinco pessoas, incluindo David Hopgood, o seu diretor de operações no país, escreve ainda a Bloomberg.



