O alerta vermelho emitido quando uma praia atinge a sua lotação máxima já foi accionado quase 2500 vezes nos últimos dois meses, nas praias do nosso país, de acordo com o Jornal de Notícias (JN), que cita dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A bandeira vermelha triangular, que indica lotação máxima, mas não proíbe o acesso à praia, apenas recomenda que os utilizadores procurem outra com menos gente, foi hasteada 2476 vezes; a amarela, que representa capacidade elevada, foi vista 5188 vezes; a verde, que representa lotação normal, foi a mais frequente, sendo içada 21 mil vezes. Tudo isto no período compreendido entre os dias 6 de Junho e 9 de Agosto.
Estima-se que mais de 12,6 milhões de pessoas tenham frequentado as praias portuguesas durante o mesmo período, segundo o APA, que sublinha que o maior nível de ocupação foi verificado no fim de semana de 4 e 5 de Julho, contabilizando cerca de um milhão de veraneantes.
A lotação máxima foi atingida por 15 praias do país, no último fim de semana, sendo que a praia de S. João da Caparica encabeçou a lista, com uma capacidade para 9.700 utilizadores. No Algarve, as praias da Marinha, Benagi ou Caneiros atingiram a sua ocupação plena ontem, pouco depois das 11 horas, segundo o ‘JN’, também por apresentarem uma capacidade menor, de 15, 50 e 150 pessoas, respectivamente.














