Os ovos são um dos melhores alimentos para começar bem o dia. Baratos, práticos e versáteis, permitem construir pequenos-almoços deliciosos. O ovo é ainda um alimento bastante nutritivo, que contém diversas proteína e vitaminas importantes para a nossa saúde. Em média, uma gema fornece entre 10 a 20% da dose diária recomendada de vitamina A, D, E e K.
Existem dezenas de formas diferentes de cozinhar um ovo. Estes podem ser usados em inúmeras criativas (e saborosas) receitas. Desde “salgados” a sobremesas. A forma de confecionar pode mudar o seu valor nutricional, mas não altera, de forma significativa, a composição dos seus macronutrientes.
Caso viva sozinho, é provável que não consiga consumir assim tantos ovos por dia, como tal é natural que estes se acumulem no frigorifico. Passados alguns dias podemos começar a questionar se ainda estarão bons para consumo, sobretudo porque sabemos que este tipo de produtos frescos têm uma longevidade menor.
[Leia também: 10 alimentos que não deve guardar (nunca) no frigorífico]
Como saber quanto tempo duram os ovos?
Os ovos devem ser sempre conservados no frigorífico, com a sua ponta mais estreita para baixo. Evite estar a submete-los a grandes variações de temperatura, pelo que apenas deve retirar o número exato de ovos que necessita para uma determinada refeição.
É importante respeitar o a data de validade impressa na embalagem dos ovos. De maneira geral, a durabilidade destes não deve exceder os 28 dias após a postura.
Se estiver a guardar no frigorifico restos de uma anterior refeição que continha ovos, então saiba que deve consumir os mesmos num prazo máximo de 3 a 4 dias. Já os ovos cozidos podem manter-se preservados no frigorifico durante cerca de uma semana.
Como arrumar os ovos no frigorifico?
Idealmente deve colocar os ovos numa prateleira a meia altura, na parte de trás do frigorifico. Não é aconselhado colocá-los no interior da porta do equipamento, pois nesta zona eles estarão mais expostos a variações de temperatura.
Assegure-se que nunca deixa cascas de ovos partidas no interior das caixas. Isto pode fomentar o aparecimento de bactérias
[Leia também: 6 dicas para aproveitar ao máximo o espaço do seu frigorífico]
Como saber se um ovo ainda está bom?
Caso tenha alguma suspeita de que um certo ovo possa já não estar com a qualidade desejada então existem alguns passos que pode seguir para verificar o estado de conservação do mesmo.
- Cheire o ovo. Perceba se algo está estranho com seu odor.
- Inspecione a casca. Veja se existe alguma fenda ou alguma zona partida. Isto pode originar o aparecimento de bactéria
- “Truque do copo de água”. Submersa o ovo num copo cheio de água. Se este ficar a flutuar no topo do copo então pode já não estar bom. Quanto mais o ovo permanecer submerso no fundo do recipiente, mais fresco será.
Regra geral, deve confiar no seu instinto. Em caso de dúvida provavelmente o melhor será mesmo deitá-lo fora.
[Leia também: 10 truques e dicas para aprender a “dominar” o seu micro-ondas]













