A implementação de Inteligência Artificial (IA) nas empresas registou um crescimento de 282% em 2025 face ao ano anterior, revela o segundo estudo anual “Voice of the CIO”, realizado pela Salesforce junto dos Chief Information Officers (CIO), responsáveis pelas tecnologias de informação e comunicação nas organizações.
O relatório mostra que, se em 2024 os CIO ainda se concentravam em corrigir lacunas de dados, reforçar a segurança e executar projetos-piloto, em 2025 as empresas já avançaram para a escalabilidade da IA. Segundo o estudo, 94% dos CIO afirmam que a expansão da IA nas suas organizações os obriga a desenvolver novas competências, que vão além da perícia técnica, incluindo liderança, comunicação e gestão da mudança.
O papel do CIO está a evoluir com a escalada da IA. Tradicionalmente parceiro do CEO, o CIO passa agora a alinhar executivos, moldar estratégias de adoção e garantir que a IA se integra no trabalho diário. As prioridades técnicas também mudaram: se em 2024 o foco estava na limpeza de dados, governance, segurança e sistemas antigos, em 2025 a atenção centra-se na construção de fluxos de trabalho com agentes, integração da IA nas plataformas principais e na sua escalabilidade de forma segura em toda a empresa.
O estudo revela ainda um aumento significativo do envolvimento dos CIO nas equipas de atendimento ao cliente, especialmente na área de serviços, onde os agentes de IA demonstram impacto mensurável. Para garantir a segurança e a eficácia, os CIO apoiam-se cada vez mais em plataformas de confiança e sistemas unificados.
Apesar da adoção acelerada, a confiança continua a ser o maior desafio. A segurança e privacidade dos dados, assim como a fiabilidade da informação, são os principais receios. Apenas 23% dos CIO afirmam ter total confiança na governação de dados integrada nos seus investimentos em IA, e menos de metade trabalha em estreita colaboração com os diretores de dados.
O estudo indica ainda que a maioria dos CIO se sente mais confiante nas suas funções e mais capacitada em IA do que no ano anterior, com melhorias significativas nas competências dos colaboradores e na capacidade de medir o sucesso da IA através de métricas e KPIs. Além disso, os CIO estão a desenvolver competências interpessoais, como liderança, storytelling e gestão da mudança, para melhor conduzir a transformação digital nas suas empresas.














