A Academia Amorim, organização internacional criada pelo Grupo Amorim, quer ter papel ativo no debate sobre os desafios do setor vitivinícola e, como tal, organiza no próximo dia um encontro que contará com a presença de especialistas internacionais de renome, entre os quais Jocelyne Pérard, que preside à comissão da UNESCO sobre Cultura e Tradição Vitivinícola.
A conferência “A evolução climática e os desafios para a vinha e o vinho” realiza-se no próximo dia 11 de outubro, no World of Wine, em Gaia, e marca o trigésimo aniversário da Academia Amorim. Durante o evento vão ser discutidos temas como as alterações climáticas, o equilíbrio do planeta e a sustentabilidade.
O mesmo irá tentar procurar soluções que mitiguem o impacto das alterações climáticas na produção de vinho, sendo que os especialistas apontam para a correta escolha das castas, a reorganização do modo de plantação das vinhas e a migração da produção para outras latitudes (e altitudes) como potenciais caminhos alternativos.
Para além de Jocelyne Pérard, a conferência contará com a professora da universidade de Dijon (Borgonha – França) e que se encontra à frente da comissão “Culture et Traditions du vin” da UNESCO.
A Academia Amorim, fundada em 1992 em França, e que tem como Presidente Jean-Marie AURAND, diretor geral honorário da OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho, promove fóruns temáticos em que reúne especialistas, profissionais e simples interessados no tema, unidos na mesma paixão pelo vinho.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas à lotação do espaço.














