O Abanca concluiu neste fim de semana a integração jurídica, alteração de marca e migração tecnológica do Eurobic, encerrando o processo iniciado em julho de 2024, quando concluiu a compra, foi hoje anunciado.
“Durante este fim de semana, ocorreu a integração jurídica, a migração tecnológica do negócio do EuroBic para a plataforma Abanca e a mudança de marca das agências e ATM − as últimas ações que faltavam para a finalização do processo de integração”, refere o grupo em comunicado hoje divulgado.
Segundo o grupo galego, “todas estas etapas” foram concluídas “conforme planeado”, o que permite ao banco reforçar a sua posição nos mercados português e ibérico.
“Esta operação proporciona-nos uma plataforma para continuarmos a crescer em Portugal de forma orgânica”, disse o presidente do Abanca, Juan Carlos Escotet, citado no comunicado.
Por sua vez, o presidente executivo (CEO) do Abanca, Francisco Botas, considerou que esta integração permite “alcançar segmentos-chave” da estratégia do banco.
O Abanca apontou que esta foi a integração de maior alcance entre as 10 conduzidas pelo grupo nos últimos 10 anos, tendo representado 410.000 horas de trabalho e 3.350 atividades realizadas por 700 pessoas organizadas em 13 equipas.
Com a conclusão desta operação, os clientes do Eurobic já estão a operar na nova plataforma e, a partir de hoje, “as agências integradas neste fim de semana exibem (…) a marca Abanca como sua única marca”.
O Abanca passa, assim, a desenvolver a sua atividade em Portugal apenas através da sociedade Abanca Portugal, S.A., sendo que o anterior responsável da sucursal do Abanca em Portugal, Pedro Pimenta, será o presidente da Comissão Executiva da entidade resultante do processo de integração.
O Abanca concluiu a compra do EuroBic em julho do ano passado, com o grupo a tornar-se, com esta aquisição, na sétima entidade bancária em Portugal.
Após a integração, o Abanca passa a gerir um volume de negócios superior a 20.000 milhões de euros (8.757 milhões de euros em créditos a clientes, 9.159 milhões de euros em depósitos e 2.718 milhões de euros fora de balanço) e a contar com uma rede de 230 pontos.












