“A burocracia é o ‘monstro’ que amedronta muitos empresários em adotar inovações tecnológicas”, diz Rui de Brito

A Executive Digest falou com Rui de Brito, Business Developer Manager da Tickelia Portugal, por forma a perceber os desafios dos executivos de hoje, as dificuldades que encontram nos processos de gestão e as oportunidades que as novas tecnologias traze.

André Manuel Mendes
Maio 22, 2023
10:01

Os gestores enfrentam atualmente um conjunto de desafios para agilizar os processos de gestão das empresas, e as novas tecnologias têm assumido um papel cada vez mais preponderante neste processo e no sucesso das organizações.

A Executive Digest falou com Rui de Brito, Business Developer Manager da Tickelia Portugal, por forma a perceber os desafios dos executivos de hoje, as dificuldades que encontram nos processos de gestão e as oportunidades que as novas tecnologias traze.

 

Quais os principais desafios de um executivo na gestão da sua empresa?

A principal preocupação será sempre a rentabilidade da empresa. Para que isso aconteça existem 3 desafios importantes que devem ser controlados: Marketing e Vendas, Gestão de Pessoas e a Gestão Financeira.

Devemos apostar em inovações e/ou melhorias de processos que nos ajudem nestas 3 áreas, fundamentais para uma empresa. Hoje em dia, são cada vez mais as empresas que investem em recursos e ferramentas que facilitam a gestão da empresa e esse é o propósito das novas tecnologias que aportam soluções inovadoras para cada uma destas áreas.

 

As novas tecnologias vieram criar oportunidades válidas para agilizar essa gestão?

As transformações que as novas tecnologias proporcionam vão desde melhorias no dia a dia dos colaboradores até a simplificação de processos dentro das próprias empresas. É inegável como certas ferramentas têm a capacidade — muitas vezes impressionante — de contribuir diretamente para o aumento da produtividade e, consequentemente, para o crescimento de um negócio.

Contudo, existe outro desafio que devemos ter em conta – fazer com que todas estas inovações tecnológicas comuniquem e interajam entre si, que se integrem para uma maior eficácia.

 

E estão os gestores atualmente preparados e recetivos a adotar novas ferramentas que permitam otimizar os processos?

Sim, são cada vez mais os empresários que reconhecem nas novas tecnologias a solução para que a sua empresa continue sendo competitiva, rentável e com um futuro promissor.

Todas as pessoas responsáveis, direta ou indiretamente na empresa, devem entender as vantagens das ferramentas e inovações implementadas pela empresa. Desta forma, todos contribuem para a rápida adaptação do negócio às tendências do mercado.

 

Em que consiste a solução da Tickelia?

A Tickelia é um software e aplicativo desenvolvido com o objetivo de digitalizar e automatizar o processo de admissão de despesas e o consequente fluxo de aprovação, é a solução que está a transformar a forma como as empresas olham para a gestão das despesas corporativas de todos os seus colaboradores.

Os colaboradores já não precisam guardar as faturas e recibos das suas despesas para depois entregar ao departamento financeiro para aprovação. A solução Tickelia agiliza e digitaliza todo este processo, incluindo a integração com o sistema financeiro da empresa.

Neste sentido, a solução permite uma redução até 75% do tempo que, hoje em dia, os colaboradores necessitam para submeter e justificar as despesas; elimina a necessidade de armazenamento de documentos e reduz a utilização do papel, na medida em que fica tudo digitalizado e arquivado; deteta possíveis “más práticas” dos colaboradores em relação à política de despesas da empresa e ainda cumpre com todos os requisitos legais que a Autoridade Tributária dita para a digitalização deste tipo de documentos.

 

Qual a recetividade do mercado português?

No último ano, a Tickelia, atingiu, um volume de negócios superior a 6,5 milhões de euros. Este resultado representa um crescimento de 30% do volume de negócios a nível global, face a 2021, o que vem comprovar o sucesso da estratégia delineada ao longo dos últimos anos. Só em Portugal a solução atingiu um crescimento de 200% desde o início de 2022 até aos dias de hoje. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos com a evolução que a solução Tickelia tem apresentado. As principais empresas portuguesas estão a aderir com bastante aceitação.

 

E quais as perspetivas da empresa para este mercado?

Até ao final deste ano esperamos crescer 30% no mercado global e entre 150% a 200% no mercado português. A recetividade é enorme e estamos a conseguir responder a todos requisitos das empresas portuguesas.

 

A burocracia é um dos principais entraves que dificultam a gestão das empresas em Portugal? O que poderia ser feito?

Sem duvida, a burocracia é o “monstro” que amedronta muitos empresários em adotar inovações tecnológicas que eliminem ou substituam o papel… com medo de algum dia precisarem de o apresentar às finanças.

Felizmente, estamos a caminhar no bom sentido, de digitalizar e desmaterializar a maioria dos processos de gestão das empresas. A nossa Autoridade Tributária está a evoluir nesse sentido, está a contribuir para que os processos sejam mais ágeis.

A Tickelia é parte desse processo, ao cumprir com os requisitos exigidos pela AT para a digitalização e arquivo de faturas. Eliminamos a necessidade de guardar as faturas em papel; todo o processo é automatizado.

 

O que pode ainda ser implementado para melhorar a eficiência das empresas portuguesas?

Acompanhar de perto todos os processos das empresas portuguesas, ajuda-nos a melhorar e adaptar o Tickelia às necessidades das empresas portuguesas. Este é o nosso propósito em todos os países onde atuamos, responder e adaptarmo-nos às necessidades exigidas pelo próprio pais.

Estamos em constante atualização e as empresas agradecem. Já temos identificadas algumas melhorias para este ano e outras no roadmap de 2024.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.