Profissionais da construção civil perdem 1.365 euros por mês com a pandemia

62% dos profissionais dizem-se muito afectados pelo novo coronavírus e 31% diz ter tido quebras no rendimento mensal na ordem dos mil euros.

Filipa Almeida
Julho 7, 2020
12:23

Em média, cada profissional do sector da construção civil viu os seus rendimentos perderem 1.365 euros mensais devido à pandemia. O número é apontado pela Fixando, plataforma online de contratação de serviços, que inquiriu 11.200 trabalhadores desta área entre os dias 22 de Junho e 2 de Julho.

Segundo o estudo, 62% dos profissionais dizem-se muito afectados pelo novo coronavírus e 31% diz ter tido quebras no rendimento mensal na ordem dos mil euros. Verifica-se ainda que 24% não está a trabalhar devido ao abrandamento do mercado. De acordo com a Fixando, em Junho houve menos trabalho do que em Abril e em Maio. Além disso, os trabalhos que aparecem actualmente são mais pequenos do que o habitual.

Ainda assim, a plataforma verificou um crescimento na procura de serviços relacionados com a construção na ordem dos 38% no segundo trimestre, quando comparado com o mesmo período do ano passado. «O valor médio por transacção aumentou 909 euros e o valor médio por hora aumentou 10 euros face ao mesmo período em 2019», refere Alice Nunes, directora de Desenvolvimento de Negócio da Fixando.

Os números levam a mesma responsável a concluir que existe um crescimento da procura por serviços tradicionalmente mais pequenos, mas com um custo por hora superior ao de projectos maiores. Por outro lado, nota-se uma transição abrupta para o digital e a emergência das plataformas de contratação de serviços como alternativa às formas de negócio habituais».

Diz a directora de Desenvolvimento de Negócio da Fixando que, embora os profissionais do sector da construção civil não sejam muito adeptos de um modelo digital, regista-se no online uma «esperança para a recuperação deste sector de negócios e também uma oportunidade para novos negócios, mais seguros e com maior volume monetário».

Os serviços mais procurados na área da construção foram a Certificação Energética, Serviço de Limpeza, Jardinagem e Relvados, Remodelações e Construção, Estofadores e Pintura.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.