Allianz: Uma aliança para a vida
EXECUTIVE DIGEST CONTENTSA Allianz tem sido referenciada em diversos rankings que a distinguem como uma marca de relevância junto dos consumidores. O 3.º lugar e a subida de 12 posições no ranking das Seguradoras do Marktest Reputation Index 2020, é uma classificação que deixa a empresa muito orgulhosa, e que reflecte a estratégia de transformação que têm colocado em prática. «Estamos também nomeados para os Prémios Marketeer 2020 na categoria “Seguros”, o que nos deixa muito satisfeitos», afirma José Francisco Neves, membro do Comité de Direcção e director de Market Management da Allianz Portugal.
«O nosso foco é trabalharmos para garantir que a segurança é uma constante na vida das pessoas, e encorajarmos os nossos clientes a viverem o que a vida tem de melhor. Esforçamo-nos por fazê-lo bem, com paixão, todos os dias», acrescenta.
São também uma marca global, relevante e consistente, com produtos e serviços intuitivos e flexíveis. Proporcionar boas experiências aos clientes é o principal objectivo, só assim é possível atingirem os lugares mais elevados dos rankings que analisam a relevância e a força reputacional da marca. «Estas conquistas dão-nos mais força para continuarmos a trabalhar todos os dias, para nos superarmos e para estarmos de forma contínua junto dos nossos clientes, nos bons e maus momentos», diz José Francisco Neves.
Para o membro do Comité de Direcção e director de Market Management, o facto de serem uma aliança para a vida nunca foi tão importante como nos dias de hoje. «Acabámos de lançar uma nova campanha global, com um novo conceito, #AllianzForLife, apresentando histórias de todas as empresas do grupo segurador sobre como as acções colectivas, um pouco por todo o mundo, podem fazer a diferença em tempos de novos desafios. Atravessamos presentemente um momento desafiador e de expectativas. Queremos deixar uma mensagem muito clara de apoio, confiança, determinação em ultrapassar estes dias mais conturbados. E por isso mesmo faz sentido afirmarmos que ‘Voltamos à vida juntos!’. Estamos cá para as pessoas, com a mesma resiliência, força e confiança que nos caracterizam desde sempre. E juntos, estamos preparados para enfrentar os tempos futuros, neste regresso à vida.»
VALORES
O grupo Allianz, que tem 130 anos de uma história de sucesso, assume uma preocupação constante e presente para com o tema da sustentabilidade, que é para a Allianz Portugal um compromisso muito sério, entendido como um eixo fundamental na estratégia de negócio da companhia, a nível económico, social e ambiental. Cabe às empresas assumirem um posicionamento responsável e com medidas sérias e reais que concretizem esta atitude sustentável. A título de exemplo, o Grupo Allianz foi das primeiras companhias de seguros a estabelecer metas climáticas de longo prazo, vinculadas ao objectivo de manter o aquecimento global abaixo dos dois graus centígrados, presente no Acordo Climático de Paris. O Grupo também já investiu em 99 parques solares e eólicos, sendo que um deles é em Portugal: o Ourika.
«Na Allianz temos uma visão muito clara do que queremos que a nossa companhia seja no futuro: sólida como sempre, relevante, simples, digital e escalável. E nesse sentido, promovemos uma imagem de competência, resiliência, integridade e coragem. Em resumo, com um propósito (We secure your future) e um novo conceito de marca #AllianzForLife, pretendemos mostrar aos consumidores que podem contar connosco sempre, em todos os momentos da sua vida. São estes os valores que constituem os pilares da nossa marca, com os quais queremos posicionarmo-nos perante a sociedade em geral», acrescenta José Francisco Neves.
A forte reputação da Allianz baseia-se na confiança que os clientes, accionistas, colaboradores e restantes stakeholders, têm na companhia. Esta confiança está intrinsecamente ligada à qualidade dos produtos, à forma como informam e aconselham os clientes, e à capacidade de resposta dos colaboradores e parceiros de negócio em todos os momentos de contacto com os clientes.
Para a Allianz Portugal, a comunicação com os clientes é muito importante. Querem estar onde estão os portugueses. «Neste contexto, posso dar como exemplos a nossa associação ao desporto rei ao sermos o “naming sponsor” de uma grande competição de futebol – Allianz CUP – que nos aproxima ainda mais da enorme massa de adeptos desta modalidade e da prática do futebol positivo. Com a parceria com a Liga Nacional de Surf, posicionamo-nos junto de um público mais aventureiro e desafiante. E os seguros são a solução perfeita para quem gosta de adrenalina e viver a vida ao máximo. É, igualmente inevitável marcarmos presença neste segmento. Temos um enorme orgulho em apoiar o atleta paralímpico mais medalhado do mundo, o Lenine Cunha», sublinha.
O golfe, através da competição Expresso BPI Golf Cup, permite à Allianz estar junto de outros públicos que são, em geral, decisores da economia portuguesa. Aqui, já numa óptica mais empresarial que também pretendem assegurar. A nível da responsabilidade social, apoiam também várias causas de carácter social e humanitário, com destaque para a EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, Entrajuda, Aldeias de Crianças SOS, Refood, UNICEF, entre outras instituições.
No sector da Cultura, a parceria com a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo aparece como a oportunidade de honrar a Dança em Portugal e os seus extraordinários bailarinos e artistas. São também os parceiros principais do festival de cinema independente em Portugal, nas duas versões IndieLisboa by Allianz e Indie Júnior Allianz e apostam ainda na ligação à música, através do apoio ao projecto do Coro Infantil Casa da Música, no Porto.
Na Allianz, assumem com toda a clareza, o papel de uma empresa que se preocupa em devolver à sociedade a confiança que lhes é depositada, pela contratação dos seus produtos ou serviços. É desta forma que têm construído uma relação de proximidade com os diversos públicos.
COMPROMISSO
A Allianz Portugal é fortemente comprometida com os seus colaboradores, parceiros e comunidade envolvente. Toda a actuação como empresa socialmente responsável vai ao encontro de obter a total confiança e satisfação destes públicos internos e externos. Através do compromisso para com a sociedade onde exercem a actividade, contribuem para mudar uma certa imagem do sector segurador, facilmente percepcionado como pouco atractivo e complexo.
«É através do desenvolvimento de parcerias assentes na autenticidade e na relevância para a comunidade na qual estamos inseridos, que conseguimos atingir estes objectivos e, em certa medida, aumentar o reconhecimento da Allianz. Procuramos ser dinâmicos. Queremos estar onde os nossos clientes estão e queremos que os portugueses pensem na Allianz quando se fala sobre seguros e outras áreas como a cultura, desporto, responsabilidade social, entre outros», refere José Francisco Neves.
Um dos objectivos centrais da Allianz para os próximos anos é a redução da complexidade e simplificação dos produtos, estruturas e processos. A produtividade reflecte-se directamente no valor criado para os clientes e no próprio crescimento do negócio. E é por isso que querem apostar cada vez mais no digital e na adaptação constante dos colaboradores às realidades do futuro.
A Allianz continuará a acompanhar os consumidores e a adaptar-se às suas necessidades e às mudanças que surgem, especialmente em tudo o que toca à transformação digital. O foco no cliente é a sua maior prioridade, sempre. Ao situar os clientes no centro da sua actuação, garantem que conquistam a sua confiança e fidelização.
«Paralelamente, vamos continuar a antecipar tendências, procurando soluções mesmo antes destas nos serem solicitadas. Vamos trabalhar com entusiasmo, todos os dias, para sermos reconhecidos como uma empresa inovadora, sustentável, fiável, um empregador activo e inclusivo e uma empresa comprometida com os seus clientes, colaboradores, parceiros e mediadores», conclui o membro do Comité de Direcção e director de Market Management.