Norris Koppel: «Estamos a investir bastante em Portugal»
Quais são os grandes desafios para um líder da banca digital?
Pessoas, talento e manter a cultura da empresa a prosperar à medida que o seu negócio se expande num ambiente de crescimento acelerado.
Quais são as principais diferenças entre um líder da banca digital e um banqueiro tradicional?
Um líder da banca digital coloca os seus clientes num pedestal e constrói tecnologia amiga do consumidor como solução para responder às principais necessidades/desafios de financiamento pessoal. Quer se trate de criar uma app de dinheiro que dê aos utilizadores total controlo e visibilidade sobre as suas contas e finanças 24 horas por dia, 7 dias por semana, ou fornecendo ferramentas para rastrear gastos e uma melhor gestão de dinheiro – o objetivo é sempre proporcionar uma experiência holística que se centra em torno das verdadeiras necessidades dos clientes. Isto é algo que os bancos tradicionais não conseguiram fazer bem.
O que significa ser um banqueiro da era digital?
Num mundo globalizado, as pessoas tomam como certa a capacidade de se deslocarem de país para país; esperam poder aceder aos serviços bancários de forma fácil, rápida e rápida e de uma forma que lhes poupe dinheiro, mas, de facto, há toda uma série de obstáculos colocados no seu caminho. A maioria dos bancos age como se as pessoas ainda vivessem num país toda a sua vida – e a forma como são criadas não penaliza apenas as pessoas que querem viajar por razões de trabalho, de estudo ou de família; até os veraneantes são atingidos por uma série de taxas e encargos, muitos dos quais desconhecem. Este é um dos maiores «pontos cegos» dos bancos tradicionais. Simplesmente não acompanharam as necessidades dos seus clientes. Para a Monese, a banca da era digital significa poder usar tecnologia e dados modernos para ter melhores experiências financeiras, antecipando as necessidades dos clientes e ajudando-os verdadeiramente no seu dia-a-dia – criando a liberdade de prosperar em qualquer lugar.
Que tipo de banco será Monese daqui a uns anos?
A minha ambição é que a Monese sirva 100 milhões de utilizadores nos próximos anos e ajude a gerir todos os aspetos da vida financeira dos nossos clientes, removendo as suas preocupações financeiras e melhorando a sua qualidade de vida através da centricidade do cliente e das enormes quantidades de dados.
Eis um exemplo do que conseguimos desde o lançamento no final de 2015:
⦁ Monese atingiu 2 milhões de inscrições em 31 países europeus em dezembro
⦁ O crescimento triplicou em 2019, a Monese demorou 42 meses a chegar ao primeiro milhão, e apenas 8 meses para chegar ao segundo milhão.
⦁ No seu auge em novembro de 2019, 200 mil pessoas juntaram-se ao Monese por mês (atingindo mais de 9.000 pessoas num só dia, uma nova inscrição a cada 10 segundos).
⦁ 70% dos fundos de entrada são de salários, fazendo do Monese a principal conta salarial da maioria dos seus clientes do Reino Unido
Qual é a estratégia para o mercado português e qual é a importância de estar presente em Portugal?
O mercado português é extremamente importante para nós, uma vez que Portugal está a deixar a sua marca como um dos centros fintech da Europa. A Monese oferece serviços bancários digitais a todos os países do Espaço Económico Europeu. Os nossos detentores de contas portuguesas são atraídos por funcionalidades inovadoras como o Apple Pay, orçamentação e taxas de câmbio favoráveis para as suas viagens. Estamos a investir bastante em Portugal neste momento e a construir uma sólida equipa de engenheiros, redes sociais e serviços de apoio ao cliente para atender à crescente procura deste mercado.
Quais são os principais desafios para os bancos digitais em Portugal?
A banca tradicional está ultrapassada – vemos que as pessoas em toda a Europa estão à procura de experiências de clientes superiores quando se trata de gerir o seu dinheiro para o bem-estar financeiro. É menos um desafio e mais uma oportunidade para recém-chegados como Monese.
Quantos clientes já ganharam a Monese em Portugal? Qual é a taxa de crescimento?
Temos mais de 100 mil inscrições de clientes em Portugal e isso está a crescer constantemente.
Que serviços oferece e que custos oferece?
A Monese oferece contas bancárias portáteis em várias moedas em poucos minutos. As nossas contas são portáteis em 31 países, e tanto a app como o nosso serviço ao cliente estão disponíveis em 14 idiomas.
Quantos clientes tem no mundo?
Ultrapassámos os dois milhões de inscrições em toda a Europa em dezembro de 2019, mas isto é apenas um começo.