As relações entre Washington e Pequim ficaram ainda mais tremidas depois de, numa carta enviada ao director-geral da Organização Mundial da Saúde, o Presidente norte-americano ter acusado a OMS de ser «uma marioneta» da China.
Já depois de no dia 14 de Abril ter suspendido a contribuição do país à OMS e de ter ameaçado cortar relações com a China, agora Trump chegou mesmo a lançar um ultimato a Tedros Ghebreyesus: «Se a OMS não se comprometer com melhorias significativas nos próximos 30 dias, tornarei a suspensão temporária de fundos à OMS permanente e reconsiderarei a nossa participação na agência».
O líder da Casa Branca informou ainda na carta, publicada na rede social Twitter, que «iniciou conversações sobre como reformar a organização», que acusa de má gestão da pandemia de Covid-19, juntamente com Pequim. «A única forma de avançar, para a OMS, é se realmente for capaz de demonstrar independência em relação à China», escreveu Trump.
This is the letter sent to Dr. Tedros of the World Health Organization. It is self-explanatory! pic.twitter.com/pF2kzPUpDv
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) May 19, 2020
Face ao últimos desenvolvimentos na relação entre os dois países, a “CNN” compilou algumas declarações de Donald Trump sobre a forma como a China lidou a pandemia de Covid-19. Veja abaixo
22 de Janeiro
Em entrevista à “CNBC”, Trump afirmou: «Tenho um relacionamento muito bom com o Presidente Xi. Acabámos de assinar, muito provavelmente, o maior acordo alguma vez feito. Tem certamente o potencial de ser o maior negócio alguma vez feito. (…) A nossa relação é muito, muito boa».
24 de Janeiro
Na rede social Twitter, o Presidente dos Estados Unidos elogiou o trabalho «duro» da China no combate à pandemia do novo coronavírus. «A China tem estado a trabalhar arduamente para conter o coronavírus. Os Estados Unidos apreciam muito os seus esforços e a sua transparência. Tudo isto irá funcionar. Em nome do povo americano, gostaria de agradecer especialmente ao Presidente Xi!», escreveu Trump.
China has been working very hard to contain the Coronavirus. The United States greatly appreciates their efforts and transparency. It will all work out well. In particular, on behalf of the American People, I want to thank President Xi!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 24, 2020
27 de Janeiro
«Estamos em conversações muito próximas com a China no que diz respeito ao vírus. São muito poucos os casos notificados nos Estados Unidos, mas estamos fortemente atentos. Disponibilizamos à China e ao Presidente Xi toda a ajuda que for necessária. Os nossos peritos são extraordinários!», pode ler-se num outro tweet de Trump.
We are in very close communication with China concerning the virus. Very few cases reported in USA, but strongly on watch. We have offered China and President Xi any help that is necessary. Our experts are extraordinary!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 27, 2020
29 de Janeiro
«A nossa relação nunca esteve tão boa. (…) Falei com o Presidente Xi. (…) Sinceramente, julgo que, por muito dura que esta negociação tenha sido, a nossa relação com a China pode agora ser a melhor desde há muito, muito tempo».
29 de Janeiro
No mesmo dia, Trump recorreu ao Twitter. «Acabei de receber um briefing sobre o coronavírus na China de todas as nossas GRANDES agências, que também estão a trabalhar em estreita colaboração com a China. Vamos continuar a acompanhar os desenvolvimentos. Temos os melhores especialistas do mundo e eles estão em cima do assunto 24 horas por dia, 7 dias por semana!», referiu.
https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1222672488934584324
30 de Janeiro
Num comício em Iowa, Trump garantia: «Talvez nunca tenhamos tido uma relação melhor e estamos a trabalhar com eles muito de perto. (…) Estamos a trabalhar com a China, só para que saibam, e com outros países muito, muito de perto, para que não fique fora de controlo».
30 de Janeiro
O Presidente norte-americano assegurava que os Estados Unidos haviam recebido «milhares de milhões e milhares de milhões de dólares da China». Quanto à Covid-19, «espero que não seja tão mau como algumas pessoas pensam que pode ser».
30 de Janeiro
Em entrevista à “Fox News”, afirmou: «Vamos fazer alguns anúncios nas próximas 24 horas e 48 horas e estamos em grande forma. A China não está em grande forma neste momento, infelizmente. Mas eles estão a trabalhar muito arduamente. Veremos o que acontece. Mas estamos a trabalhar muito de perto com a China e outros países».
30 de Janeiro
«Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a China e outros países sobre o surto de coronavírus. Apenas 5 pessoas [infectadas] nos Estados Unidos, todas em boa recuperação», escreveu no Twitter.
Working closely with China and others on Coronavirus outbreak. Only 5 people in U.S., all in good recovery.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 30, 2020
2 de Fevereiro
«Fechámos praticamente tudo vindo da China. Temos uma relação tremenda com a China, o que é muito positivo», começou por afirmar Donald Trump, em declarações à “Fox News”, a «tremenda ajuda» dos Estados Unidos à nação chinesa.
4 de Fevereiro
«Proteger a saúde dos americanos também significa combater as doenças infecciosas. Estamos a coordenar-nos com o Governo chinês e a trabalhar em estreita colaboração na luta contra o surto de coronavírus na China. A minha Administração irá tomar todas as medidas necessárias para proteger os nossos cidadãos desta ameaça», afirmou no discurso do Estado da Nação.
7 de Fevereiro
Trump voltou ao Twitter para anunciar «uma longa e muito boa conversa por telefone com o Presidente Xi». «Ele é forte, perspicaz e fortemente concentrado em liderar o contra-ataque ao coronavírus. Ele sente que estão a ir muito bem, mesmo construindo hospitais numa questão de dias. Nada é fácil, mas ele será bem sucedido, especialmente quando o tempo começar a aquecer e o vírus se tornar mais fraco, esperemos, e depois desaparecer», partilhou.
Just had a long and very good conversation by phone with President Xi of China. He is strong, sharp and powerfully focused on leading the counterattack on the Coronavirus. He feels they are doing very well, even building hospitals in a matter of only days. Nothing is easy, but…
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) February 7, 2020
7 de Fevereiro
«A China está a trabalhar arduamente. Tive uma conversa muito boa com o Presidente Xi. (…) Eles estão em contacto com a Organização Mundial da Saúde. (…) É uma situação difícil, mas penso que estão a fazer um excelente trabalho», disse Donald Trump, numa conferência de imprensa.
7 de Fevereiro
Trump, que falava na cimeira «Opportunity Now, na Carolina do Norte, afirmou: «Acho que ele [Xi Jinping] lidou muito bem com a situação. Estamos a ajudar sempre que podemos. Mas nós temos uma grande relação. É incrível».
10 de Fevereiro
Na Casa Branca, o Presidente norte-americano reforçava os elogios ao homólogo chinês. «Ele [Xi Jinping sente-se muito confiante. E sente que, mais uma vez, como já referi, em Abril ou durante o mês de Abril, o calor, de uma maneira geral, mata este tipo de vírus.»
10 de Fevereiro
«Parece que em Abril, em teoria, quando o tempo aquecer, o vírus desaparece miraculosamente. Espero que isso seja verdade. Mas estamos a ir muito bem no nosso país. Falei com o Presidente Xi e eles estão a trabalhar muito, muito arduamente. E penso que tudo vai correr bem. (…) Só temos 11 casos, e todos eles estão a melhorar», afirmou Trump, que falava num comício em Manchester.
10 de Fevereiro
Numa entrevista à “Fox Business”, assegurou que a China tinha «tudo controlado». «Nós estamos a trabalhar com eles. Acabámos de enviar para lá alguns dos nossos melhores colaboradores, a Organização Mundial de Saúde, e muitos deles são compostos pelo nosso povo. Eles são fantásticos», sublinhou.
13 de Fevereiro
«O Presidente Xi é extremamente capaz e espero que isto se resolva», disse.
14 de Fevereiro
Dirigindo-se ao Conselho Nacional de Controlo de Fronteiras, Trump reafirmou: «Falei com o Presidente Xi da China e ele está a trabalhar arduamente neste assunto. É um problema tremendo. Mas eles são muito capazes».
18 de Fevereiro
Em conferência de imprensa, o líder norte-americano destacava: «Vi-os construir hospitais num curto espaço de tempo. (…) O Presidente Xi ama o povo da China, ama o seu país e está a fazer um trabalho muito bom com uma situação muito, muito difícil».
25 de Fevereiro
Em Nova Deli, Trump revelava pormenores de uma nova conversa com o Presidente chinês. «Ele está empenhado em resolver este problema e a trabalhar muito. Ele é muito capaz. O país é muito capaz», vincou.
26 de Fevereiro
«Falei com o Presidente Xi. Tivemos uma excelente conversa. Ele está a trabalhar muito, muito arduamente. (…) O vírus parece ter diminuído nos últimos dois dias», disse Donald Trump, num briefing na Casa Branca.
27 de Fevereiro
«Parabéns e obrigado ao nosso grande vice-presidente e a todos os muitos profissionais que fazem um trabalho tão bom no CDC e em todas as outras agências sobre a situação do coronavírus. Há apenas um número muito pequeno[de casos] nos Estados Unidos e na China parecem estar estar a diminuir. Todos os países a trabalhar bem em conjunto!», escreveu na rede social Twitter.
29 de Fevereiro
Trump, que falava aos jornalistas na Casa Branca, confirmou um «contacto muito próprio com a China», incluindo com o próprio Presidente chinês. «Ele [Xi jinping] queria muito que isto acontecesse. Ele queria que isto se soubesse e terminasse e que fosse feito. Ele trabalhou – ele tem trabalhado muito, muito arduamente, posso dizer-vos isso. E eles estão a fazer muitos progressos na China». «A nossa relação com a China é muito boa. Talvez seja mais próxima devido ao que aconteceu, porque, de certa forma, isto veio aproximar o mundo», fez questão de frisar.
3 de Março
Em conferência de imprensa sobre o coronavírus, no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, Trump felicitou o país por ter tomado «uma decisão rápida, com base num pouco de sorte». «E a China, com toda a justiça para com eles, nunca nos culparam», sublinhou.
4 de Março
Numa entrevista à “Fox”, o líder da Casa Branca mostrou-se satisfeito por os números descerem na China. «O Presidente Xi está a trabalhar muito, muito arduamente na China. Eles têm um grande problema. Mas os números melhoraram muito.»
6 de Março
Durante uma visita à sede do CDC, em Atlanta, reiterou: «Estamos a trabalhar em conjunto com a China. Estamos a trabalhar em conjunto com todos».
13 de Março
Donald Trump, que falava em conferência de imprensa, na Casa Branca, chamou Xi Jinping de «amigo».
20 de Março
«Tenho uma relação muito boa com a China e com o Presidente Xi. Tenho um grande respeito pelo Presidente Xi. Considero-o um amigo», insistiu. «É lamentável que isto tenha ficado fora de controlo. Veio da China e ficou fora de controlo. (…) Mas eu sei que ele [Xi Jinping] respeita os Estados Unidos e devo dizer que respeito muito a China e que respeito o Presidente Xi», vincou.
21 de Março
«Gostaria que nos tivessem contado mais cedo o que se estava a passar lá dentro», disse Trump, referindo-se à actuação da China. E acrescentou: «Tony Fauci [epidemiologista] e todos os outros teriam adorado ter tido três ou quatro meses de tempo adicional, se soubessem que isto ia acontecer. Eles não tiveram esse tempo. Eles leram nos jornais como toda a gente. A China foi muito, muito reservada. E isso é lamentável». «Podiam ter sido transparentes muito mais cedo do que foram», atirou.
22 de Março
«Estou um pouco chateado com a China, porque por muito que goste do Presidente Xi e que respeite o país e o admire pelo que fizeram num curto espaço de tempo, eles deviam ter-nos contado a verdade. (…) Eles não querem que enviemos pessoas para a China para ajudar», revelou.
27 de Março
«Acabei de ter uma conversa muito boa com o Presidente Xi da China. Discutimos em grande pormenor o coronavirus que está a devastar grande parte do nosso planeta. A China já passou por muito e desenvolveu uma forte compreensão do vírus. Estamos a trabalhar em estreita colaboração. Muito respeito!», escreveu no Twitter.
Just finished a very good conversation with President Xi of China. Discussed in great detail the CoronaVirus that is ravaging large parts of our Planet. China has been through much & has developed a strong understanding of the Virus. We are working closely together. Much respect!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 27, 2020
27 de Março
«Ontem à noite falei com o Presidente Xi. Falámos da experiência que tiveram na China e de todas as coisas que aconteceram. E aprendemos muito. Tiveram uma experiência muito dura e estão a ir bem o Presidente Xi está a sair-se muito bem. (…) Vão-nos ser enviados grandes dados da China. (…) Estamos a receber toda essa informação. Muita dessa informação já foi enviada ontem aos nossos cientistas», anunciou Trump.
27 de Março
«Falámos durante muito tempo. Falámos durante, pelo menos, uma hora e uma das coisas que perguntei foi quando é que reparou que isto estava a acontecer. Falámos de tudo: como aconteceu, quando aconteceu e o que foi mais eficaz»», detalhou.
30 de Março
Em entrevista à “Fox & Friends”, Trump admitiu que havia feito «declarações muito fortes contra a China», incluindo ter apelidado o novo coronavírus de «vírus chinês».
1 de Abril
«Quanto aos números deles serem ou não verdadeiros, eu não sou contabilista da China», ironizou o Presidente dos Estados Unidos.














