Como fazer pagamentos e transferências com o telemóvel

Realizar transações através de um smartphone, como pagamentos numa loja física ou online ou transferências  instantâneas, é uma prática cada vez mais generalizada entre os portugueses.

A MB Way é a app número um em pagamentos móveis em Portugal e, segundo a SIBS, já passou a barreira do milhão de utilizadores. A aplicação permite, através da associação a um ou vários cartões de débito ou crédito, fazer transferências imediatas entre as contas dos utilizadores, compras online, pagamentos em espaços comerciais e levantamentos no multibanco. Está disponível para smartphones com sistemas Android, iOS e Windows. Porém, alguns bancos podem cobrar comissões pelas transferências MB WAY. Somos contra esta prática, e por isso lançámos uma ação para pressionar o Banco de Portugal a criar limites a estes custos.

Apesar de ser a mais conhecida, a MB Way não é a única aplicação disponível. A Glase, comercializada pela SEQR, uma empresa sueca, está disponível para Android e iOS. Uma vez descarregada, associa-se a uma conta bancária. Também pode ser utilizada através de uma conta pré-paga com um cartão de crédito ou de débito, modalidade que obriga a ter sempre saldo.

O PayPal, precursor dos pagamentos digitais, disponibiliza uma aplicação para smartphones que permite pagar e enviar dinheiro a outros utilizadores em poucos segundos. A app pode estar associada a uma conta PayPal, a uma conta bancária ou a um cartão de crédito ou de débito.

Por fim, a MEO Wallet também permite fazer pagamentos, através de uma conta virtual pré-paga.

No quadro abaixo resumimos as funcionalidades de cada uma destas aplicações:

pagamentos mobile

É importante acautelar a segurança das transações. Algumas destas aplicações permitem realizar operações offline e sincronizá-las mais tarde, quando tiver acesso a uma rede wi-fi segura. Ao criar o código PIN, não escolha combinações fáceis de encontrar nos documentos de identificação.

Pagamentos

Pagar a conta do supermercado com o telemóvel é possível através de um terminal preparado para ler cartões  contactless. Para tal, o cliente acede à app, aproxima o telemóvel do terminal automático e digita o PIN da aplicação para efetuar a transação. Mas só os smartphones com sistema operativo Android podem usar esta funcionalidade, que utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication).

Os utilizadores de iPhones têm de recorrer a um código QR, semelhante a um código de barras, que é “lido” pelo smartphone. Normalmente, as aplicações para pagamento mobile disponibilizam essa funcionalidade. Para fazer um pagamento, o comerciante gera um código QR correspondente à transação, o smartphone faz a leitura e o processo é concluído.

Tanto a MB Way como a Glase permitem fazer pagamentos via NFC e código QR. Para montantes até € 20, normalmente, os utilizadores não precisam de marcar o PIN.

Também pode recorrer à MEO Wallet, que funciona através de uma conta virtual pré-paga. E, mesmo que não tenha um smartphone, a MEO Wallet permite-lhe pagar por SMS: o utilizador envia à MEO uma mensagem com o texto “Pagar”, recebe um código (válido por cinco minutos) que deve comunicar ao comerciante, e este processa o pagamento.

Transferências

Transferir dinheiro em segundos é uma das funcionalidades mais apreciadas no universo das transações móveis. Normalmente, a operação consiste em selecionar o contacto de quem vai receber o dinheiro, digitar o montante e confirmar a transação com o código PIN da aplicação.

A Glase e o PayPal funcionam de forma semelhante, permitindo fazer transferências instantâneas entre utilizadores, sem custos nem limites de montantes ou de número de transações. Mas esta funcionalidade só é possível na modalidade de contas pré-pagas. A app do PayPal também permite que um utilizador peça dinheiro a outro, usando um método semelhante ao do envio: seleciona um contacto, define um montante e o destinatário recebe uma notificação com o pedido.

O mesmo se passa com a MB Way. Pode enviar e pedir dinheiro, mas sem estar limitado ao saldo disponível numa conta pré-paga. Esta operação pode ter custos.

As transferências instantâneas através da MB Way não podem exceder os 750 euros por operação, ainda que seja possível fazer duas transferências seguidas neste valor. Além disso, o somatório das operações realizadas ao longo de um mês tem um teto de 2500 euros. Também não é permitido a um mesmo utilizador receber mais de 20 transferências mensais. Por fim, as transferências só podem ser efetuadas entre os utilizadores da aplicação.

A concorrer com estes sistemas, sete bancos – Banco BPI, Bankinter, Crédito Agrícola, Millennium bcp, Montepio, Novo Banco e Santander – também permitem fazer transferências imediatas.

Levantamentos

A MB Way é a única aplicação que permite fazer levantamentos nas caixas automáticas da rede multibanco sem utilizar um cartão bancário. Para fazer um levantamento, a app gera um código que deve ser digitado numa máquina automática, num máximo de 30 minutos.

Com esta opção também pode enviar o código gerado pela aplicação a outra pessoa, permitindo-lhe levantar o montante definido por si num caixa multibanco. Quando a operação é efetuada, recebe uma notificação.

Compras online

A app do PayPal permite pagar compras feitas através da internet, usando apenas um endereço de e-mail e uma palavra-passe, dados que estão associados à conta PayPal. O vendedor tem de ser, igualmente, utilizador do serviço.

A MB Way também permite fazer pagamentos junto dos comerciantes aderentes. Para tal, no ato da compra, deve referir que pretende pagar com MB Way e indicar o seu número de telemóvel. De seguida, recebe uma notificação na app para confirmar o pagamento. Outra forma de pagar as compras feitas na internet recorrendo a esta aplicação é através da criação de cartões temporários de débito ou crédito das redes VISA, MasterCard ou American Express. Assim, em vez dos dados reais de um cartão, é utilizada a informação de um cartão virtual, o que aumenta a segurança da transação.

Com a Glase, os pagamentos em lojas virtuais processam-se nos mesmos moldes das transações em lojas físicas: através da leitura de um código QR.

Ler Mais





Comentários
Loading...