A objeção é sempre a mesma e é feita com um ar de quem descobriu uma falha no raciocínio dos outros. Ter vários milhares de euros numa conta a render quase nada, enquanto se paga juros de um crédito ou se deixa de investir, não faz sentido nenhum. Matematicamente, dizem, é uma decisão errada. E têm razão na aritmética, o que torna a conversa interessante, porque a aritmética não é o assunto.
Um fundo de emergência não é um produto de poupança. É um instrumento de gestão de risco, e a sua função não é render: é evitar que um imprevisto obrigue a tomar uma decisão má sob pressão. A pergunta correta não é quanto rende esse dinheiro, é quanto custa não o ter no dia em que o carro avaria, o contrato termina ou aparece uma despesa de saúde. Comparar o rendimento de uma conta com o rendimento de um investimento é comparar duas coisas que servem propósitos diferentes.
A favor há um argumento que se percebe melhor pelo avesso. Quem não tem reserva e enfrenta uma despesa inesperada de dois mil euros recorre quase sempre a crédito de curto prazo, com taxas que não se comparam com as de qualquer crédito hipotecário, ou vende posições de investimento no pior momento possível, que é precisamente quando a economia está a apertar e os mercados estão em baixa. O fundo de emergência não rende, mas evita perdas cuja dimensão é bastante superior ao rendimento perdido. Há ainda um efeito que não se mede em euros e é reportado por praticamente todos os estudos sobre finanças domésticas: pessoas com reserva disponível tomam decisões profissionais e pessoais menos condicionadas pelo medo.
Contra, existem críticas legítimas e vale a pena reconhecê-las. Um fundo sobredimensionado é, de facto, capital improdutivo, e há quem mantenha em conta valores equivalentes a um ano de despesas sem qualquer justificação de risco. Em contextos de inflação, esse dinheiro perde poder de compra de forma silenciosa. E há situações em que a reserva funciona como pretexto para adiar indefinidamente decisões financeiras que deviam ser tomadas, com a segurança a servir de justificação para a inércia.
Compensa constituir reserva a quem tem rendimento variável ou vínculo laboral frágil, a quem sustenta terceiros, a quem tem casa própria com equipamentos e estruturas sujeitos a avarias caras, e a quem tem créditos com prestação significativa, porque falhar prestações tem consequências desproporcionais face ao valor em causa. Nestes perfis, o intervalo habitualmente recomendado é de três a seis meses de despesas fixas, e não de rendimento, que é uma distinção que muda bastante o valor final.
Não compensa acumular além disso. Quem já tem seis meses cobertos e continua a reforçar a conta está a resolver um problema que já resolveu, e a partir desse ponto o dinheiro adicional deve procurar rendimento ou amortizar dívida cara. Também não compensa manter a reserva em produtos com penalização de resgate ou prazo de mobilização longo, porque uma reserva que demora duas semanas a chegar não cumpre a função para que existe.
A resposta é que vale a pena, mas com uma condição que raramente é dita: o fundo tem de estar dimensionado às despesas fixas reais e não a uma sensação. E a maior parte das pessoas não sabe qual é esse número. Sabe quanto ganha e sabe quanto gasta aproximadamente, mas não sabe qual é o mínimo mensal abaixo do qual a vida não funciona, que é exatamente o valor que interessa multiplicar.
Fica o exercício que resolve isso. Listar apenas o que não pode ser cortado num mês difícil: habitação, energia, alimentação, transporte para o trabalho, seguros obrigatórios, prestações de crédito. Somar. Multiplicar por três, e por seis. O intervalo entre esses dois valores é o fundo de emergência daquela casa concreta, e costuma ser bastante mais baixo do que a estimativa feita de cabeça. Uma calculadora de despesas e orçamento familiar chega para a soma, e o passo seguinte, que quase ninguém dá, é verificar quais dessas despesas fixas podem ser reduzidas por contrato em vez de por sacrifício. Cada euro cortado nessa lista baixa duas coisas ao mesmo tempo: a despesa mensal e o tamanho da reserva necessária.













