CEOs de companhias aéreas europeias reúnem pela primeira vez

Os CEOs da Air France KLM, easyJet, International Airlines Group, Lufthansa Group e Ryanair reuniram-se em Bruxelas pela primeira vez para discutir o futuro da aviação na Europa e delinear uma estratégia conjunta. O objectivo é criar mais emprego, oferecer preços mais acessíveis e promover a segurança entre as principais companhias aéreas europeias.

A reunião surgiu como resposta à consulta para uma nova Estratégia de Aviação na UE, feita por parte da Comissária dos Transportes da União Europeia, Violeta Bulc, e resultou em quatro medidas pilares.

A primeira passa pela criação de uma estrutura regulatória simples e eficiente que deverá fortalecer a competitividade entre as diferentes companhias aéreas e garantir o crescimento através da inovação e ainda a protecção dos interesses dos consumidores. É esta a base da Estratégia de Aviação na UE.

A segunda medida prende-se com a redução de custos dos aeroportos da União Europeia e com garantia de que os passageiros recebem o benefício integral das receitas comerciais criadas nos aeroportos bem como a assegurar a eficiência das taxas de segurança. Esta medida deverá ser concretizada através da reforma da Directiva de Taxas Aeroportuárias.

Outra medida discutida pelos cinco CEOs envolve a redução dos custos de provisão dos ATC –Air Traffic Control e garantir que as greves dos controladores de tráfego aéreo não condicionam as viagens dos passageiros. A terceira medida inclui ainda a redefinição da estratégia de Céu Único Europeu.

A última medida consiste em estimular a actividade económica e a empregabilidade, removendo taxas de passageiros e taxas ambientais consideradas desnecessárias.