Cientistas italianos afirmam ter desenvolvido uma vacina que pode eliminar definitivamente a infecção pelo novo coronavírus nas células humanas, de acordo com o ‘Independent’.
Testes realizados em ratos, no hospital Spallanzani, em Roma, geraram anticorpos que funcionam em células humanas. Após uma única vacinação, os animais desenvolveram anticorpos capazes de impedir o vírus de infectar células humanas.
«Este é o estágio mais avançado de teste de uma vacina candidata criada em Itália», disse Luigi Aurisicchio, CEO da Takis, empresa que trabalha no tratamento da Covid-19.
Aurisicchio acrescenta ainda que «de acordo com o Hospital Spallanzani somos os primeiros no mundo a demonstrar a eliminação do coronavírus através de uma vacina», disse citado pela agência de notícias italiana ‘Ansa’.
O especialista estima que ainda este verão sejam realizados ensaios clínicos em humanos. «Estamos a trabalhar muito para que seja criada uma vacina com uma tecnologia totalmente italiana e inovadora, testada no nosso país e disponibilizada a todos», refere.
«Para atingir esse objetivo, precisamos do apoio de instituições e parceiros nacionais e internacionais que nos possam ajudar a acelerar o processo», apela o responsável.
Aurisicchio refere que os investigadores observaram cinco candidatos à vacina que geraram um grande número de anticorpos, selecionando os dois com os melhores resultados.
Os candidatos à vacina foram baseados no material genético da proteína de ADN que o coronavírus utiliza para entrar em células humanas. Os próximos testes serão realizados para entender quanto tempo dura a imunidade, segundo o responsável.













