Pico de incidência da Covid-19 em Portugal terá sido entre 23 e 25 de março

A governante considera ainda que o comportamento responsável da população deve, por isso, manter-se.

Executive Digest

A ministra da Saúde diz que as medidas de confinamento ajudaram na descida da taxa de contágio. De acordo com Marta Temido, entre 21 de fevereiro e 16 de março o número médio de pessoas que cada doente infetado contagiou com o novo coronavírus era de 2,08; sendo que atualmente esse valor, através de uma média ponderada com os dados relativos aos últimos 5 dias, é de 0,91. 

“Estes dados continuam a permitir estimar que o máximo da incidência tenha ficado no passado, entre os dias 23 e 25 de março. São números que nos encorajam mas são também resultados que nos responsabilizam”, disse ainda a ministra da Saúde, que apelou à “responsabilidade de todos ao nível do comportamento individual”. 

Segundo Marta Temido, “é importante perceber que erradicar a Covid-19 não parece possível no curto e médio prazo. Com o esforço de todos está a ser possível trazer o número de novos casos para níveis a que o sistema de saúde tem conseguido responder, mas os riscos de recrudescimento da doença mantém-se e temos de estar preparados para eles”. “Até ao final de abril continuam a esperar-nos dias muito exigentes e as regras mantêm-se”, asseverou.

Portugal regista hoje 687 mortos associados à covid-19, mais 30 do que na sexta-feira, e 19.685 infetados (mais 663), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.