O Grupo Nabeiro – Delta Cafés mantém-se, pelo quinto ano consecutivo, no topo do ranking das empresas mais responsáveis de Portugal, divulgado pelo monitor Merco. O IKEA ocupa o segundo lugar e a EDP surge em terceiro, mantendo as posições da edição anterior.
O estudo analisa o desempenho das empresas em termos de ESG (Environmental, Social and Governance), avaliando fatores ambientais, sociais e de governança corporativa. Além do ranking geral, o Merco publica subrankings específicos para cada um dos pilares ESG, nos quais o Grupo Nabeiro também lidera. O IKEA mantém o segundo lugar nos rankings de Sociedade e Governança, enquanto a EDP sobe para a segunda posição em Responsabilidade Ambiental.
O top 10 do Merco Responsabilidade ESG Portugal 2025 é completado por: Sonae (4.º), Mercadona (5.º), Jerónimo Martins (6.º), Continente Hipermercados (7.º), Lidl (8.º), Microsoft (9.º) e Corticeira Amorim (10.º).


Empresas que lideram o ranking por sector

O ranking Merco resulta de 6 avaliações, 15 fontes de informação e 3.651 inquéritos, envolvendo 288 membros de direção, 36 especialistas em responsabilidade social corporativa, 45 analistas financeiros, 52 jornalistas de economia e sociedade, 31 membros do governo, 40 ONGs, 40 sindicatos, 40 associações de consumidores, 41 gestores de redes sociais, 1.008 estudantes universitários e 2.000 cidadãos.
Além da avaliação subjetiva, o estudo inclui a reputação digital das empresas (Merco Digital) e uma análise objetiva através de questionários de méritos reputacionais.
O Merco Responsabilidade ESG consolida-se assim como uma referência na avaliação de desempenho sustentável das empresas em Portugal, destacando as organizações que melhor equilibram crescimento económico com responsabilidade ambiental, social e de governança.




