A TAP Air Portugal tornou-se a transportadora mais bem classificada do mundo na gestão de reclamações, com uma pontuação de com 8,3 pontos no AirHelp Score 2025.
A companhia aérea portuguesa registou uma das maiores subidas no AirHelp Score 2025, avançando oito posições e alcançando o 21.º lugar no ranking mundial das melhores companhias aéreas.
O AirHelp Score, considerado um dos rankings mais abrangentes do setor, avalia a pontualidade, a qualidade do serviço e o processamento de reclamações, com base numa das maiores bases de dados globais de estatísticas de voo, avaliações de passageiros e experiência no tratamento de queixas. A análise deste ano considerou o período entre 1 de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025.
Com uma pontuação global de 7,37, a TAP sobe de 29.º para 21.º lugar. Apesar de manter a pontualidade como o seu ponto mais fraco (5,8), regista o melhor desempenho mundial na gestão de reclamações, com 8,3 pontos, recuperando de uma quebra em 2024. A qualidade do serviço mantém-se estável, com 8,0 pontos.
A Qatar Airways recupera o primeiro lugar do ranking, depois de ter sido ultrapassada em 2024 pela Brussels Airlines. Com uma pontuação global de 8,16, melhora em todos os parâmetros, destacando-se na qualidade do serviço (9,1).
A Oman Air mantém-se como a companhia mais pontual do mundo, enquanto a Tunisair continua no final da lista neste indicador. Em qualidade do serviço, Qatar Airways e Emirates ocupam as duas primeiras posições.
Um dos dados mais marcantes da edição deste ano é a elevada taxa de classificações negativas: 70 das 117 companhias aéreas analisadas apresentam pontuação negativa na gestão de reclamações, revelando que este continua a ser um dos maiores desafios do setor.
No que respeita ao ranking de aeroportos, o Aeroporto de Faro subiu para o 118.º lugar, ultrapassando o Porto, enquanto o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, permanece entre os piores do mundo, no 244.º lugar.













