A Tabaqueira, subsidiária da Philip Morris International, e a ATEC – Associação de Formação para a Indústria, estabeleceram um protocolo de cooperação com o objetivo de reforçar a ligação entre os centros de formação e o setor industrial, promovendo a valorização da formação profissional, a capacitação técnica dos jovens e a sua empregabilidade.
O acordo define um quadro de colaboração institucional abrangente, que inclui a atribuição de prémios de mérito e inovação a formandos da ATEC, a realização de estágios curriculares nas instalações da Tabaqueira, a participação de especialistas da empresa em módulos formativos, a partilha de recursos didáticos e a organização de desafios educativos e visitas de estudo.
Entre as iniciativas destacam-se o Prémio Melhor Formando/a, o Prémio Mérito Feminino, criado para incentivar a presença de mulheres num setor tradicionalmente masculinizado, e o Prémio de Inovação, que pretende distinguir projetos desenvolvidos em contexto de formação prática. A Tabaqueira será ainda Patrocinador Premium da Gala Anual de entrega de diplomas da ATEC.
“Acreditamos que o futuro da indústria depende da capacidade de atrair, formar e reter talento jovem altamente qualificado. Este protocolo com a ATEC representa mais um passo nesse investimento para o futuro, aproximando os jovens do contexto industrial real e promovendo competências técnicas, inovação e diversidade”, afirmou João Brígido, diretor de operações da Tabaqueira.
“Este acordo é um exemplo concreto de como a colaboração entre formação e indústria potencia a empregabilidade, a inovação e o desenvolvimento de competências alinhadas com as necessidades do mercado. Juntos, estamos a construir pontes para o futuro profissional dos nossos formandos” sublinhou João Carlos Costa da ATEC.
Com a duração de três anos, o protocolo inclui ainda a divulgação conjunta das iniciativas desenvolvidas, reforçando a articulação entre formação e indústria e contribuindo para a criação de oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional para jovens.














