O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação lançou o segundo concurso da nova edição do StartUp Voucher, iniciativa integrada no Programa Temático Inovação e Transição Digital, financiado pelo Compete 2030, com uma dotação total de 5 milhões de euros.
O objetivo é incentivar jovens licenciados, até aos 29 anos, a criarem o seu próprio emprego em áreas de base tecnológica.
As candidaturas estão abertas entre 3 de novembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026 e abrangem as regiões NUTS II do Norte, Centro e Alentejo.
O programa oferece apoios financeiros e técnicos para a concretização de ideias de negócio, incluindo bolsas mensais, prémios de desempenho, mentoria, incubação e ações de capacitação e networking.
Cada projeto pode beneficiar de uma bolsa mensal de 900 euros, durante nove meses, até ao limite de duas bolsas por equipa. Estão ainda previstos dois prémios intercalares de 1.500 euros e um prémio final de 2.000 euros destinado à criação do próprio emprego.
O StartUp Voucher é dirigido a jovens com formação superior que não estejam a trabalhar, a estudar ou em formação, e que não disponham de outras fontes de rendimento.














