A AtlasEdge inaugurou, esta terça-feira, o data center LIS001 com previsão de entrada em serviço para o final de 2025. No evento de apresentação, o CEO da AtlasEdge, Tesh Durvasula, anunciou que a empresa assegurou um financiamento de 253 milhões de euros para os data centers LIS001 e LIS002 (que será construído em breve), que vão disponibilizar uma capacidade combinada de 21,1 MW.
O financiamento garantido (Senior Secured Term Bond) com maturidade de sete anos está dividido em duas tranches: a primeira de 63 milhões de euros para financiar a construção do LIS001; a segunda de 190 milhões de euros para financiar a construção do LIS002. O Banco Santander e o ING atuaram como bookrunners do com a participação de credores adicionais nesta operação associada a critérios de sustentabilidade, na qual o ING atuou como Coordenador Único de Sustentabilidade.
Após a inauguração do LIS001, a AtlasEdge espera inaugurar o campus LIS002 em 2028. Em conjunto irão disponibilizar uma capacidade de 21,1 MW. Também anunciada a dos terrenos para a construção do campus LIS003, um terreno com 10.000 metros quadrados adjacente ao LIS002, que irá aumentar a capacidade total futura do campus para 30 MW.

“A inauguração de hoje [terça-feira], a adição do LIS002 e LIS003, e este financiamento verde demonstram o dinamismo que estamos a criar em toda a Península Ibérica – uma região com uma oportunidade significativa de crescimento. Este é um campus sustentável, estrategicamente localizado e um fator transformador para os clientes que operam no mercado português.”, indicou Tesh Durvasula, CEO da AtlasEdge.
Na inaguração do campus, o responsável referiu que Portugal é um mercado-chave para a AtlasEdge e faz parte de um plano estratégico que levará a empresa a investir mais de 500 milhões de euros no país nos próximos anos. Tendo para isso contribuído “o dinâmico ecossistema tecnológico de Lisboa, a sua localização estratégica e a abundância de energia renovável tornam-na uma localização privilegiada para a expansão da AtlasEdge”, explicou.














