A Fidelidade, em parceria com a Fosun, a Fosun Foundation e o Hospital da Luz Learning Health, acaba de lançar a 8.ª edição do programa Protechting, que pretende acelerar a inovação nas áreas dos seguros e da saúde sob o mote “Innovation Without Borders”.
O projeto ganha este ano uma nova dimensão internacional com a entrada da seguradora peruana La Positiva como parceira.
Reconhecido como um dos programas de inovação corporativa com maior impacto em Portugal, o Protechting tem como objetivo identificar e apoiar startups, ajudando-as a desenvolver e testar soluções tecnológicas com potencial de aplicação global. Nas edições anteriores, várias startups foram levadas a mercados internacionais — incluindo um roadshow recente na China — onde puderam contactar empresas e incubadoras de referência, como Alibaba Group e Lenovo.
Daniel Riscado, Head of Center for Transformation da Fidelidade, afirma que “a 8ª edição do Protechting está muito focada em criar impacto para os parceiros corporativos, mas também para startups, oferecendo uma jornada estruturada de inovação que permite testar as soluções promissoras e resolver desafios reais das organizações”. Com a inclusão da La Positiva, damos um passo decisivo para reforçar parcerias internacionais, superar desafios globais e escalar soluções.
O Protechting 8.0 centra-se em quatro grandes eixos de inovação: Insurtech, Healthtech, Tech-Enablers e Sustainability. Na área de Insurtech, o objetivo é encontrar soluções que melhorem a experiência dos clientes e a eficiência operacional no setor dos seguros, apostando na personalização de produtos, automação de sinistros e prevenção de fraudes. Em Healthtech, a aposta passa por tecnologias que promovam o bem-estar e a saúde de forma segura e acessível, incluindo cuidados preventivos, saúde remota, medicina personalizada e terapêuticas digitais.
A transformação digital é também impulsionada através de Tech-Enablers, com destaque para inteligência artificial, cibersegurança, IoT, wearables e monitorização em tempo real. Já no eixo da sustentabilidade, procuram-se soluções que contribuam para a transição sustentável no setor segurador, reforcem a literacia em sustentabilidade e reduzam a lacuna de proteção.
As startups selecionadas terão acesso direto às equipas de negócio da Fidelidade e dos parceiros, o que lhes permitirá desenvolver pilotos adaptados a desafios reais das organizações. Terão ainda acesso a financiamento para a realização desses pilotos, bem como a uma plataforma internacional que abrange a Europa, a Ásia e a América Latina. Ao longo do programa, as equipas beneficiam também de formação especializada e do acompanhamento de um grupo exclusivo de mentores.
Desde a sua criação, o Protechting recebeu mais de 1.000 candidaturas e conduziu mais de 50 pilotos com sucesso.
















