Empresas portuguesas e multinacionais subscrevem princípios para gestão na era da IA

Criar valor para o cliente em vez de perseguir lucros imediatos estão entre as princioais premissas do Lisbon Principles for Value Creation.

Filipe Gil
Setembro 26, 2025
11:42

Dezoito empresas portuguesas e multinacionais,  como AstraZeneca, Bayer, Fujitsu, Sanofi, Accenture, subscreveram os Lisbon Principles for Value Creation durante o Management Summit 2025, que teve lugar esta semana, em Lisboa.

Os Lisbon Principles defendem a “criação de valor para o cliente em vez de perseguir lucros imediatos; redes autónomas de competência em vez de hierarquias rígidas e mentalidades e interações adaptativas em vez de processos mecanizados”.

“As empresas que alinham a gestão com a criação de valor sustentável crescem mais, inovam mais rápido e mantêm equipas mais motivadas. Quem continuar fixo a modelos de comando e controlo arrisca ficar para trás na era da Inteligência Artificial”, afirma Hugo Lourenço, CEO da The Agile Thinkers e fundador do Management Summit.

Os signatários vão continuar a investir na aplicação dos Lisbon Principles nos próximos meses e, como tal, partilharão casos concretos de implementação em Portugal, Europa, Ásia e Estados Unidos.

O Management Summit é uma plataforma internacional, criada entre Lisboa, São Francisco, Boston e Washington, que reúne líderes empresariais, académicos e inovadores para preparar a gestão do futuro. A edição de 2025 em Lisboa juntou mais de 150 decisores que assinaram os Lisbon Principles, posicionando Portugal como palco global da transformação da gestão.

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