Preços das telecomunicações descem em Portugal com entrada da DIGI, mas continuam acima da média europeia, revela estudo

Apesar destas diminuições, Portugal continua acima da média europeia. Nos últimos doze meses, os preços das telecomunicações subiram em média 3,2%, enquanto na União Europeia desceram -1,5%. O nosso país registou a 6ª maior subida entre os 27 Estados-Membros, ficando apenas atrás de casos como a Hungria (+8,1%), ao passo que a maior descida ocorreu em França (-13,7%)

Executive Digest
Setembro 24, 2025
13:35

A entrada da DIGI no mercado das telecomunicações, em novembro de 2024, trouxe maior concorrência e contribuiu para reduzir preços. Segundo dados da ANACOM, em julho de 2025 a operadora apresentava as mensalidades mais baixas em nove dos 11 serviços analisados. Esta dinâmica refletiu-se no mercado, em comparação com julho de 2024, registaram-se 30 alterações nas mensalidades mínimas: 22 descidas e apenas oito subidas.

Apesar destas diminuições, Portugal continua acima da média europeia. Nos últimos doze meses, os preços das telecomunicações subiram em média 3,2%, enquanto na União Europeia desceram -1,5%. O nosso país registou a 6ª maior subida entre os 27 Estados-Membros, ficando apenas atrás de casos como a Hungria (+8,1%), ao passo que a maior descida ocorreu em França (-13,7%).

Neste cenário, rever contratos e procurar formas de poupança é fundamental para aliviar a fatura mensal. A Selectra, especialista em tarifas de telecomunicações e energia, apresenta 6 conselhos para poupar na fatura:

● Avalie as suas reais necessidades: Reflita sobre os serviços que realmente necessita e ajuste o seu pacote para obter um plano que seja adequado ao seu consumo, sem gastos desnecessários.

● Compare as ofertas de diferentes operadores: Verifique as tarifas e condições oferecidas pelos diversos operadores de telecomunicações para encontrar a opção mais vantajosa para o seu perfil de consumo.

● Esteja atento ao fim do período de fidelização: Aproveite o final do seu contrato para renegociar as condições ou mudar para um operador com uma oferta mais competitiva.

● Aproveite campanhas sazonais: Durante o regresso às aulas ou em períodos festivos, os operadores frequentemente lançam ofertas especiais que podem representar poupanças significativas.

● Reveja o uso de dados móveis e Wi-Fi: Se o seu pacote inclui mais dados móveis do que necessita, considere mudar para uma opção mais económica. Aproveite o Wi-Fi sempre que possível para evitar o consumo de dados móveis.

● Utilize serviços alternativos de comunicação: Aplicações como WhatsApp, Skype ou Zoom permitem chamadas e mensagens gratuitas, especialmente úteis para chamadas internacionais – use sempre que tiver acesso ao Wi-Fi.

Implementando estas estratégias, pode otimizar os seus gastos com telecomunicações e fazer uma gestão mais eficiente do seu orçamento.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.