Accenture reforça capacidades de IA em dispositivos com investimento na CLIKA

A Accenture anunciou um investimento na CLIKA, empresa especializada em plataformas de compressão de IA de alto desempenho, através da sua unidade Accenture Ventures.

Fábio Carvalho da Silva e André Mendes
Agosto 22, 2025
11:05

A Accenture anunciou um investimento na CLIKA, empresa especializada em plataformas de compressão de IA de alto desempenho, através da sua unidade Accenture Ventures.

A operação visa expandir as capacidades de engenharia de infraestruturas e de edge inteligente da Accenture, acelerando o lançamento de soluções de IA em dispositivos de edge.

A plataforma unificada da CLIKA pretende simplificar estes processos, otimizando e implementando IA em dispositivos como smartphones, equipamentos IoT, veículos autónomos e robótica industrial.

A colaboração entre as duas empresas permitirá desenvolver soluções de edge AI prontas para o mercado, garantindo implementações seguras em larga escala. O objetivo é levar modelos de IA compactos e de alto desempenho a dispositivos reais, desbloqueando novas oportunidades estratégicas e de negócio para clientes a nível global.

Raj Wickramasinghe, responsável global por Engenharia de Infraestruturas da Accenture, afirmou: “Com este investimento, podemos levar a tecnologia da CLIKA – que permite que modelos inteligentes funcionem em dispositivos não concebidos originalmente para IA – aos nossos clientes empresariais, garantindo eficiência e precisão para tornar a IA no edge prática e escalável.”

No núcleo da plataforma da CLIKA está um kit de desenvolvimento de software (SDK) proprietário, que comprime e otimiza automaticamente modelos de IA para diferentes tipos de hardware, incluindo CPUs e dispositivos de baixo consumo. Cada implementação é ajustada ao seu ambiente, oferecendo rapidez e precisão sem necessidade de intervenção manual extensiva.

“Acreditamos que a IA poderosa deve estar presente nos dispositivos do dia a dia. Esta colaboração com a Accenture Ventures permite-nos concretizar essa visão, oferecendo às empresas uma forma eficiente de implementar IA em cenários reais e em tempo real, onde o impacto é maior”, sublinhou Nayul Lina Kim, cofundadora e CEO da CLIKA.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.