O regresso ao trabalho depois das férias pode ser um momento de stress, marcado pelo regresso às reuniões, emails acumulados e rotinas exigentes. Mas, segundo Paula Delgado, especialista em bem-estar e felicidade no trabalho, esta fase pode ser encarada de forma positiva, como uma oportunidade para ganhar novo fôlego e transformar o dia a dia profissional.
“Se voltamos apenas a cumprir tarefas, a motivação esvai-se; se voltamos com propósito e estratégias claras, podemos transformar este momento num motor de crescimento.”, afirma a consultora.
De acordo com Paula Delgado, a relação com o trabalho pode assumir três dimensões: emprego (trabalhar apenas pelo salário), carreira (foco na progressão e desafios) e vocação (quando o que fazemos tem impacto e significado). É neste último nível que, defende, a motivação se torna intrínseca e a felicidade floresce.
Para facilitar a transição entre férias e rotina, Paula partilha sete ações práticas que ajudam a manter a motivação e o bem-estar:
- Definir objetivos inspiradores para os próximos meses, que tragam entusiasmo e propósito.
- Reorganizar a agenda com intenção, priorizando o que aproxima dos objetivos.
- Celebrar pequenas conquistas e reconhecer progressos diários.
- Cuidar do corpo e da mente, mantendo hábitos saudáveis.
- Reforçar relações no trabalho, através de momentos de convívio e colaboração.
- Criar rituais de reentrada, como ouvir música ou organizar o espaço de trabalho.
- Trazer elementos das férias para a rotina, desde hábitos a pequenos detalhes que transmitam leveza.
“O regresso ao trabalho não é um castigo; é uma oportunidade para criar uma nova versão da nossa rotina profissional. Tal como um atleta se prepara antes da competição, também nós devemos preparar a mente e o corpo para voltar ao nosso ‘jogo’ profissional com garra e intenção”, acrescenta Paula Delgado.






