A Critical Software apresentou, no Poceirão, uma nova solução tecnológica que marca um avanço significativo na modernização da ferrovia portuguesa.
Em parceria com a Hitachi Rail GTS Portugal, a empresa desenvolveu um sistema ETCS + STM pioneiro, concebido para garantir a interoperabilidade entre os atuais sistemas de sinalização ferroviária utilizados no país e o sistema europeu ETCS (European Train Control System).
Esta nova tecnologia, em desenvolvimento desde 2022, pretende assegurar uma transição gradual e segura do sistema nacional CONVEL para o padrão europeu, reforçando a segurança, eficiência e compatibilidade da rede ferroviária com outros países. A solução STM (Specific Transmission Module) criada especificamente para o contexto nacional é compatível com diversas soluções ETCS, o que facilita a entrada de novos operadores e fornecedores no setor e contribui para a competitividade da ferrovia portuguesa.
“A Critical Software está comprometida com o futuro da ferrovia nacional através do desenvolvimento de uma solução inovadora que melhora a segurança da operação, longevidade do material circulante e competitividade do sector, mitigando barreiras técnicas para a ligação com resto da Europa. Trata-se de um passo essencial para a interoperabilidade ferroviária no país, garantindo uma transição eficiente e segura para o sistema europeu ETCS, em que o nosso parceiro Hitachi está também empenhado.”, afirma Miguel Cardoso, Business Development Director na Critical Software.
“Pioneira na introdução do sistema ETCS em Portugal e consciente da relevância da interoperabilidade ferroviária a nível nacional, a Hitachi Rail GTS Portugal foi um parceiro tecnológico activo da Critical Software, no desenvolvimento do módulo STM e na sua integração na solução ETCS. Com esta realização foi dado mais um passo significativo na evolução e maturidade da rede ferroviária nacional, na sua interoperabilidade tanto interna como com o exterior e no reforço das competências ferroviárias nacionais.”, afirma João Araújo, CEO da Hitachi Rail GTS Portugal.
A solução já conta com uma encomenda inicial de cerca de 100 unidades, incluindo os 22 novos comboios da fabricante suíça Stadler destinados à CP, e locomotivas de empresas de transporte de mercadorias como a Medway e a Alpha Trains. O sistema atinge o mais elevado nível de segurança ferroviária – SIL 4 – e encontra-se em fase de testes laboratoriais e em veículos, com certificação prevista para 2026.
O evento de apresentação reuniu, além da Critical Software e da Hitachi Rail, representantes das empresas envolvidas na implementação da tecnologia, como a Medway, a Stadler e a Alpha Trains, que são também parceiras no desenvolvimento e integração da solução.












